Terça-Feira, 17 de Maio de 2016

Vodafone Portugal apresenta resultados do quarto trimestre

• Receitas de serviço com crescimento anual (YoY) de 3,5%
  • Inversão do ciclo de queda das Receitas Totais com subida 3,9% YoY
  • Receitas de Serviço Fixo aumentam 34,1% YoY
  • Número de Clientes Fixos avança 28% YoY, atingindo 496,8 mil
  • Mais de 2,36 milhões de casas e empresas cobertas com FTTH

A Vodafone Portugal consolida a tendência de melhoria dos indicadores operacionais durante o trimestre findo em março, que encerra o ano fiscal 2015-2016. As receitas de serviço atingiram 221 milhões de euros entre janeiro e março, um incremento de 3,5% face ao período homólogo. Excluíndo o efeito de redução das tarifas de terminação móvel, as receitas de serviço aumentaram 4,9% YoY. As receitas totais inverteram o ciclo de queda registado nos trimestres anteriores, ao subirem 3,9% YoY (Q3: -1,1%) no final do quarto trimestre.

Este desempenho positivo traduz uma recuperação nos resultados do serviço móvel, impulsionado por uma oferta cada vez mais completa e competitiva, e um crescimento sustentado do negócio fixo, em particular da TV por subscrição, no qual é o operador que mais cresce ao longo dos últimos dez trimestres. De janeiro a março, as receitas do serviço fixo avançaram 34,1% YoY (Q3: 40,8%) para 40,7 milhões de euros, suportadas no forte incremento da sua base de base de clientes, +28,1% YoY (Q3: 32,3%), atingindo quase os 500 mil, dos quais 442 mil são clientes de banda larga.

No final do quarto trimestre, a Vodafone atingiu o marco de 2,36 milhões de casas e empresas cobertas com a sua rede de fibra de última geração, que permite 1Gbps de velocidade máxima em Download e Upload, acesso a 130 canais, a melhor qualidade de imagem (em HD e 4K), acesso a mais de 10.000 títulos no videoclube e a possibilidade de aceder ao serviço da Vodafone em qualquer equipamento e lugar.

No que se refere ao 4G, e também no âmbito do projeto Spring, a Vodafone atingiu uma cobertura de 96% da população portuguesa, com o número de clientes 4G a disparar 182% YoY para 828 mil e a utilização de dados móveis a aumentar 84% face ao ano anterior. Este crescimento espelha o compromisso da Empresa em oferecer o melhor serviço e experiência de comunicações aos seus Clientes. Prova disso, a Vodafone voltou a conquistar, em fevereiro, o selo de operador de telecomunicações líder na qualidade e desempenho das redes móveis, no estudo independente levado a cabo pela P3 Communications, que reconhece à Vodafone velocidades até quatro vezes superiores à dos outros operadores do mercado.

Em termos de evolução anual, a Vodafone encerrou o ano fiscal (abril 2015 – março 2016) com o principal indicador de negócio (receitas de serviço) a atingir valores positivos face ao ano anterior (+0,3%), ao mesmo tempo que as receitas totais mostram claros sinais de recuperação (FY15/16: -0,2%; FY14/15: -7,3%; FY13/14: -9%).

“A Vodafone Portugal fecha o exercício 2015-2016 com resultados que atestam a afirmação e a consolidação dos vários pilares da estratégia adotada. O compromisso em oferecer a melhor experiência e serviço aos Clientes, diferenciando-nos da concorrência, o forte investimento na expansão e abrangência da rede fixa e móvel de última geração, o reforço da aposta nos segmentos empresarial e jovem, e o papel de referência em inovação indicam que continuamos a caminhar na direção correta”, afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.

Recorde-se que durante o último trimestre, a Vodafone Portugal foi o primeiro operador móvel a eliminar as tarifas de roaming sobre as chamadas telefónicas, mensagens de texto e utilização de dados na Europa, lançando uma oferta com roaming incluído para todas as adesões aos novos tarifários Vodafone Red ou pacotes convergentes.

Outro dos marcos relevantes ao longo do último trimestre foi o lançamento da primeira Tv Box portátil, um produto complementar à Tv Box tradicional, que reforça a aposta da Vodafone na oferta multiscreen mais completa do mercado. Esta box permite aos clientes acederem em poucos instantes ao serviço Tv Net Voz, através de uma simples ligação à internet.