Skip to content

Press Releases

Quarta-Feira, 6 de Julho de 2016

Vodafone Power Lab e Rede Nacional de Incubadoras, da Startup Portugal, fecham parceria para partilha de recursos

O Vodafone Power Lab, aceleradora de startups da Vodafone Portugal, acaba de se tornar a primeira entidade a anunciar a partilha de recursos com a Rede Nacional de Incubadoras (RNI), uma das principais medidas da Startup Portugal. A parceria vai permitir a startups incubadas na RNI o acesso a serviços e condições disponíveis na incubadora Vodafone Power Lab.

Criada no âmbito da estratégia da Startup Portugal, a RNI quer aumentar a competitividade do empreendedorismo nacional, promover a partilha de recursos físicos e de know-how, promover uma maior profissionalização de equipas e de serviços oferecidos a empreendedores e empresas incubadas. Reunindo mais de 70 incubadoras espalhadas por todo o país, a RNI quer que qualquer startup, independentemente da sua localização, tenha acesso aos mesmos serviços e condições disponíveis nos grandes centros urbanos.

Esta preocupação com a descentralização é partilhada pela Vodafone e, por isso mesmo, esta parceria entre a RNI e o Vodafone Power Lab vai permitir às dezenas de organizações que farão parte da Rede frequentar as sessões de formações e de mentoria organizadas pela aceleradora da operadora (presencialmente ou através de livestreaming), bem como frequentar os dois polos físicos disponíveis em Lisboa (Labs Lisboa, AUDAX – ISCTE) e no Porto (UPTEC). A par disso, o Vodafone Power Lab vai escolher duas startups de carácter tecnológico por ano oriundas de outras incubadoras da RNI que pretendam apoio no Go-to-market.

Esta parceria foi tornada pública ontem ao final do dia, na Final da 4.ª edição do concurso de empreendedorismo e inovação BIG smart cities, cujo vencedor foi a Parqly, startup que quer resolver os problemas de estacionamento dos grandes centros urbanos (ver anexo).

Como afirmou o CEO da Vodafone Portugal, Mário Vaz, “com esta parceira a Vodafone quer levar ainda mais longe este papel de impulsionador do desenvolvimento da economia e do empreendedorismo em Portugal”. “Queremos contribuir para uma maior profissionalização das equipas, dos serviços e do crescimento competitivo internacional destes ativos. Só conjugando esforços, partilhando conhecimentos e impulsionando a criação e a inovação é que nos podemos tornar realmente relevantes nesta área a nível mundial”, acrescentou.

Sobre o Vodafone Power Lab

O Vodafone Power Lab é um programa de incentivo à inovação e ao empreendedorismo iniciado pela Vodafone Portugal em 2009. Tem como objetivo fomentar a criação de projetos tecnológicos no setor das telecomunicações, através de apoio na incubação, mentoria, workshops e formações, dando condições de trabalho às novas empresas para que estas se desenvolvam.

Por ano, o Vodafone Power Lab recebe entre 300 a 400 candidaturas à procura de apoio, com a maior fatia a chegar através dos programas de aceleração em Lisboa (Labs Lisboa AUDAX – ISCTE) e no Porto (UPTEC), e do concurso de pré-aceleração anual BIG smart cities, uma das principais iniciativas do Vodafone Power Lab, que ilustra bem como o apoio dado por este programa pode ser fundamental na concretização, desenvolvimento e lançamento com sucesso de uma ideia de negócio no mercado.

Além de ceder o espaço de cowork e apoiar as startups com sessões de mentoria e formação, o Vodafone Power Lab promove ainda o contacto com investidores e apoia o lançamento e a comunicação dos seus produtos no mercado. As diferentes iniciativas do Vodafone Power Lab já ajudaram 83 projetos e contribuíram para a criação de mais de 200 novos empregos.

Sobre a Rede Nacional de Incubadoras

A Rede Nacional de Incubadoras visa identificar, mapear e interligar as mais de 70 incubadoras existentes no País, criadas por iniciativa de universidades, polos científicos e tecnológicos, autarquias, empresas privadas ou entidades estrangeiras. A RNI tem como eixos principais de intervenção a promoção da cooperação e partilha de recursos físicos e de know-how entre os seus membros, bem como a interligação com redes de mentores e investidores e apoio à promoção da formação dos empreendedores e dos seus gestores, ajudando assim para que haja um aumento das competências e qualidade das incubadoras portuguesas e serviços prestados aos empreendedores.