Skip to content

Press Releases

Quarta-Feira, 27 de Julho de 2016

Vodafone revela o poder da Internet das Coisas com fatos de banho, chapéus e malas ‘smart’

A Vodafone desenvolve prova de conceito ‘Smart Summer’, dotando a roupa de praia, chapéus de crianças e malas com a tecnologia que utiliza da Internet das Coisas (IoT)
  • Conceito de ‘Smart Summer’ foi desenhado para ajudar a prevenir queimaduras solares, impedir que as crianças se percam na praia e recuperar a bagagem perdida;
  • Este conceito atesta o potencial de uma geração de dispositivos IoT low cost, de baixo consumo e bateria com mais de 10 anos de duração, para transformar a maneira como as pessoas trabalham, vivem e se divertem;
  • Um inquérito online feito pela Vodafone em toda a Europa concluiu que 48% dos europeus se esquece de colocar protetor solar e 30% já ficou sem a sua bagagem.

 

A Vodafone anuncia hoje o desenvolvimento de um conceito de artigos inteligentes para as férias, que têm como base a tecnologia da Internet das Coisas. Estes artigos, que se incluem na campanha ‘Smart Summer’, ajudam os utilizadores a protegerem-se contra os raios ultravioleta (UV), a manter a segurança das crianças na praia e a encontrar a bagagem perdida.

O biquini e os calções de banho estão equipados com sensores UV que detetam a exposição aos raios solares ao longo do dia. A aplicação para smartphone notifica o utilizador quando este estiver demasiado tempo exposto à luz ultravioleta. Os fatos de banho incluem ainda um pequeno dispositivo na cintura e nas alças, que vibra como alerta.

O chapéu ‘Smart Summer’ para crianças contém um sensor UV, um dispositivo de localização de baixo consumo e um cartão SIM da Vodafone que envia um aviso para o smartphone dos pais quando a criança se afasta para além da distância pré-definida.

A mala ‘Smart Summer’ tem incorporada tecnologia de localização que permite ao proprietário encontrar a bagagem perdida através do seu smartphone.

A revolução da Internet das Coisas

Os artigos ‘Smart Summer’ foram desenvolvidos para mostrar o potencial da Internet das Coisas e a sua aplicação no dia-a-dia das pessoas. O biquini, os calções de banho, o chapéu-de-sol e a mala de viagem têm incorporado hardware IoT da Vodafone com uma bateria que dura cerca de uma semana. Até ao final de 2017, uma nova geração de equipamentos inteligentes chegará ao mercado, dando um novo impulso à revolução que se espera na Internet das Coisas de banda estreita.

O hardware dos dispositivos IoT será de baixo consumo (as baterias terão uma duração média superior a 10 anos com apenas um carregamento), pequeno, económico e utilizará pouca largura de banda.

Um estudo desenvolvido pela Vodafone, em 17 países a 1.100 quadros superiores de empresas privadas e do setor público, revela que o IoT já faz parte do dia-a-dia de muitas empresas. Mais de três quartos dos inquiridos acredita que a Internet das Coisas será essencial para o seu sucesso profissional no futuro, enquanto metade das empresas de tecnologias de consumo pretende lançar novos produtos e serviços IoT nos próximos dois anos.

O Diretor de IoT do Grupo Vodafone, Erik Brenneis, sublinha: “O conceito ‘Smart Summer’ da Vodafone ilustra como a Internet das Coisas tem o poder de redefinir cada aspeto do nosso quotidiano. Empresas de todos os setores têm vindo a adotar as tecnologias IoT, que consideram essenciais para o seu futuro. O lançamento de uma nova rede IoT de banda estreita elevará esta extraordinária revolução a um novo patamar”.

Como é que funciona a tecnologia?

Os artigos ‘Smart Summer’ combinam métodos de localização e dois meios de comunicação distintos. A tecnologia Bluetooth de baixa potência permite uma monitorização próxima, indicando ao utilizador a proximidade da criança ou da mala com a ajuda de representações gráficas de ‘quente’ ou ‘frio’ na aplicação do smartphone.

A triangulação entre as estações de base móvel GPS e GSM é utilizada em paralelo para a monitorização a maior distância, assinalando a localização da criança ou da mala desaparecida num mapa no smartphone. Todos estes meios são apoiados pela rede global líder mundial IoT da Vodafone, da que já dependem vários sectores.