Press Releases
Startup apoiada pela Vodafone vai permitir que courenses mostrem o lado histórico, radical e gastronómico de Paredes de Coura aos festivaleiros
Conhecer monumentos românicos ou uma povoação castreja; fazer um percurso de BTT por paisagens protegidas ou chegar ao recinto do Vodafone Paredes de Coura de canoa; conhecer o movimento vegetariano da região ou pescar o próprio almoço. Alguns exemplos dos muitos que Paredes de Coura tem para oferecer aos seus visitantes e que ficam agora mais fáceis de descobrir durante os dias do festival.
A oportunidade de viver a região pelos olhos dos seus habitantes, de quem conhece as suas histórias e os seus segredos como ninguém, surge através da Zarco, startup portuguesa que permite aos locais tornarem-se guias nas suas próprias localidades. Em Paredes de Coura, a Zarco recrutou courenses orgulhosos do património histórico, cultural e paisagístico da sua vila, como, entre eles, o vice presidente da Câmara Tiago Cunha. Uma forma de os festivaleiros ficarem a conhecer ainda melhor o habitat natural da música.
Dividido em três roteiros – Património Arquitetónico, Turismo de Natureza e Radical e Gastronomia –, cada passeio reservado em Paredes de Coura através da app Zarco terá uma duração de cerca de duas horas, com o custo por pessoa a ser de 20 euros (entradas em monumentos, refeições e demais bilhetes não estão incluídos).
Incubada no Vodafone Power Lab, a Zarco surgiu inspirada pelo espírito aventureiro do descobridor português João Gonçalves Zarco eproporciona experiências únicas aos viajantes que podem, assim, viver uma região de uma perspectiva genuinamente local.
Atualmente a Zarco opera nas cidades de Lisboa e Porto, onde tem dezenas de colaboradores especializados em áreas como História, Arquitetura, Arqueologia, Turismo, Fotografia ou Música. No Porto, inclusive, a Zarco conta com a participação de vários músicos conhecidos, que constroem percursos personalizados para quem quer conhecer o lado musical da Invicta.
Guimarães, Coimbra e Braga são as próximas cidades onde a Zarco vai chegar, depois de ter sido escolhida recentemente para representar Portugal, na categoria de Cultura e Turismo, no World Summit Award Mobile, iniciativa das Nações Unidas que visa premiar aplicações móveis inovadoras com impacto global.