Lisboa, 12 de novembro de 2019

Vodafone Portugal renova mais um trimestre de sólido crescimento dos negócios fixo e móvel

Concluído aquele que é o seu segundo trimestre do exercício económico 2019/20 (julho a setembro), a Vodafone Portugal prossegue a tendência de crescimento das Receitas de Serviços, principal indicador de negócio, impulsionado não apenas pelo segmento fixo, que tem sido o principal motor do crescimento nos últimos anos, mas também pelo segmento móvel.

No trimestre findo em setembro, as Receitas de Serviços atingiram 254 milhões de euros, o que representa um aumento de 5,3% face ao trimestre homólogo de 2018 (crescimento anual, Year on Year, ou YoY). No mesmo período em análise, as Receitas Totais cresceram 5,4% YoY, fixando-se em 280 milhões de euros.

Numa análise semestral, período compreendido entre abril a setembro, as Receitas de Serviços da Vodafone atingem 492 milhões de euros, um crescimento de 4,3% YoY, enquanto as Receitas Totais aumentam 4,4% YoY para 541 milhões de euros.

O desempenho alcançado no segundo trimestre foi suportado pelo crescimento a dois dígitos do negócio fixo, tanto na base de clientes como nas receitas. Com efeito, entre julho e setembro, a base total de clientes do serviço fixo aumentou 10,4% YoY, atingindo 756 mil, dos quais 646 mil são clientes de TV (+11,7% YoY).

Os resultados alcançados neste trimestre foram também impulsionados pelo desempenho consistente do negócio móvel, com o número total de Clientes móveis a aumentar 2,6% em relação ao mesmo período no ano passado, atingindo 4,9 milhões.

A Vodafone Portugal continua a expandir a sua presença em todo o território nacional, atingindo, no final de setembro, 3,3 milhões de lares e empresas passadas com a sua fibra de última geração.

“Os resultados hoje apresentados são a materialização de uma estratégia de crescimento orgânico, de aposta no investimento e na superior orientação para o Cliente. Comprometidos com os desafios de digitalização do País, continuamos a aumentar a cobertura de fibra, fruto das importantes parcerias que fomos celebrando, a última das quais com a dstelecom, e mantemos o foco na disponibilização de um serviço de qualidade na rede móvel, disponibilizando velocidades de acesso compatíveis com o crescente volume de dados que os Clientes exigem. O nosso esforço em adaptar, de forma contínua, as ofertas às necessidades dos Clientes, traduziu-se, no trimestre em causa, no lançamento de ofertas inovadoras nas áreas de TV e móvel”, afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.

Entre as várias iniciativas do último trimestre, destaque para o lançamento da nova Vodafone TV, totalmente orientada para o Cliente e personalizada à medida de cada um; e da App Serviços Públicos, que permite aceder a um conjunto de serviços a partir do ecrã de televisão, tais como renovação do Cartão de Cidadão, alteração de morada ou agendamento de consultas médicas.

No último trimestre a Vodafone alcançou mais um importante marco no desenvolvimento da rede 5G em Portugal. Em parceria com a TVI, a Vodafone realizou a primeira transmissão holográfica 5G em tempo real, um momento inovador que provou, uma vez mais, que a Vodafone tem a sua rede preparada para a chegada da rede móvel do futuro.

Ainda durante o segundo trimestre, a Vodafone lançou o RED Infinity – o primeiro tarifário em Portugal com chamadas, SMS e dados móveis ilimitados, que antecipa as necessidades de comunicação que surgirão com a rede móvel do futuro – o 5G.

Indicadores de negócio: Q2 2019-2020