Lisboa, 26 de julho de 2019

Vodafone Portugal mantém tendência de crescimento no 1º trimestre do ano

Negócio Fixo e Pay TV são os principais dinamizadores do crescimento

No trimestre findo em junho de 2019, o primeiro do ano fiscal de 2019/20, a Vodafone Portugal verificou um aumento naquele que é o principal indicador de negócio. As Receitas de Serviços aumentaram 3,2% durante este período, atingindo 238,3 milhões de euros, um resultado suportado pelo crescimento consistente no serviço Fixo. Já as receitas totais, que contabilizaram 261,4 milhões de euros, aumentaram 3,3% face ao ano anterior.

Suportados pelo crescimento no número de casas passadas (+0.4 milhões nos últimos 12 meses) e pelo melhor serviço de TV, os serviços Fixo e Pay TV são os que mais contribuem para estes resultados, apresentando crescimento a dois dígitos tanto na base de clientes como nas receitas. O número de clientes de serviço Fixo aumentou 10,2% em comparação com o mesmo período no ano passado, alcançado 738,2 mil, enquanto que a base de clientes de TV por subscrição cresceu 11,1% YoY, chegando a 628 mil no final de junho.

“Os resultados deste 1º trimestre do ano 2019/20 são, uma vez mais, motivo de satisfação e fator de motivação acrescida para a execução da nossa estratégia, assente na oferta da melhor experiência de comunicações em Portugal. Nesse contexto, e com o permanente investimento na modernização da nossa rede móvel, continuamos a expandir a cobertura da nossa rede de fibra. Tendo terminado este trimestre com a presença da rede de fibra da Vodafone em 3,2 milhões de lares e empresas, o plano anterior de expansão para 4 milhões foi agora objeto de revisão para um potencial de 5,3 milhões, na sequência do recente memorando de entendimento assinado com a dstelecom. A Vodafone Portugal reafirma, assim, o seu compromisso com o País, para que, coletivamente, possamos ter sucesso na transformação Digital em curso”, afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.

No que diz respeito ao negócio Móvel, a performance foi também positiva, resultado de uma evolução da base de clientes (pós-pagos e pré-pagos) e de uma forte resiliência ao nível do ARPU. O número de clientes atinge 4,7 milhões (+3,2% YoY), dos quais 2,2 milhões são clientes 4G (+19,9% YoY). No mesmo período, a penetração de smartphones na base de clientes ativa alcançou 78,5% (+3,8ppYoY).

Entre as várias iniciativas do último trimestre destaque para o lançamento de um novo equipamento de IoT para o segmento consumo, V-Multi Tracker, um localizador de longa distância que permite ao utilizador seguir, em tempo real, a localização dos seus objetos mais importantes do dia-a-dia.

No que respeita ao segmento empresarial, o empenho da Vodafone em ajudar o tecido empresarial português a adaptar-se aos desafios da economia digital, passa também pela sensibilização e debate de temas com potencial disruptivo, e nesse sentido, destaque para a organização da conferência sobre Inteligência Artificial (IA), que contou com a presença de alguns dos mais importantes oradores do mundo nesta matéria. O objetivo foi discutir o impacto da IA na sociedade, endereçando questões como ética, as novas dinâmicas homem-máquina ou os desafios no mundo empresarial.

Sempre na linha da frente da inovação, a Vodafone Portugal tem trabalhado com o objetivo de preparar a chegada do 5G. Em maio, mais um importante passo foi dado nesse sentido, com a realização da primeira sessão de dados do mundo em roaming e em 5G. Através de uma demonstração de gaming, dois jogadores profissionais da ESL defrontaram-se, em tempo real, enquanto atravessavam a fronteira entre Valença e Tui ligados à rede 5G da Vodafone Portugal e da Vodafone Espanha.

Indicadores de Negócio Q1 2019-2020

Nota: no corrente ano fiscal a Vodafone passa a apresentar os seus resultados em IFRS15, tendo os resultados do ano anterior sido recalculados sob a mesma regra contabilística para possibilitar a comparação entre períodos homólogos.