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Press Releases

Lisboa, 15 de julho de 2020

 

Inquérito da Vodafone Business traça perfil das empresas “prontas para o futuro” pós-Covid

  • Future Ready Report revela que, globalmente, apenas uma em cada cinco organizações está preparada para os próximos desafios
  •  Em Portugal, 27% das empresas recebem o selo “Future Ready Businesses”
  • 71% das empresas assumem ter feito, pelo menos, um novo investimento em tecnologia em resposta direta à pandemia
  • 44% defendem uma maior flexibilidade quanto às políticas de trabalho remoto

As empresas "prontas para o futuro” são adaptáveis, centradas nas Pessoas e em objetivos. Estes atributos são identificados no estudo Future Ready Report, desenvolvido pela Vodafone Business, a marca criada pelo Grupo Vodafone para o segmento empresarial em todos as suas operações. O inquérito, que incluiu as opiniões de 1.813 empresas de todas as dimensões e sectores em 10 mercados da Europa - incluindo Portugal -, EUA, Ásia e África*, apresenta ainda os principais desafios empresariais antes, durante e após a crise Covid-19.

O Future Ready Report revela que apenas 20% das empresas inquiridas estão “prontas para o futuro” (FRB - Future Ready Businesses). Estas organizações apresentam seis características comuns: têm uma atitude positiva face à mudança; estão disponíveis par adotar novas tecnologias; dão passos claros na transformação dos seus negócios, estabelecem uma estratégia detalhada; mantêm-se atualizadas acerca das tendências emergentes; e são adaptáveis.

Os dados portugueses sobressaem face aos globais: 27% das empresas nacionais inquiridas estão preparadas para o mundo pós-Covid. Este diagnóstico compara com 19% de organizações FRB na Alemanha, 25% em Itália, 27% em Espanha, 14% no Reino Unido e nos Estados Unidos, e 35% na África do Sul.

Em Portugal, são precisamente as empresas de menor dimensão que apresentam os melhores resultados. Do total das empresas “prontas para o futuro”, 17% são pequenos negócios - escritórios domésticos (SOHO), 7% são pequenas e médias empresas (PME’s) e apenas 3% são organizações com mais de 250 Colaboradores.

Hoje é já inquestionável que a crise mundial desencadeada pela Covid-19 representa uma das maiores perturbações da atividade empresarial desde a década de 30. Apesar disso, as empresas com o selo FRB estão confiantes de que continuarão a ter sucesso: 30% esperam um aumento nos lucros durante a atual conjuntura; e 57% estimam que os seus lucros aumentem nos próximos cinco anos.

“A Covid-19 obrigou as empresas a uma transformação digital sem precedentes. Os sectores que estavam mais afastados do universo tecnológico estão a tentar avançar rapidamente para a sua digitalização. Na Vodafone Business estamos otimistas quanto à forma como a tecnologia e a conectividade podem melhorar o futuro e, por isso, estamos a ajudar as empresas a adaptarem os seus negócios.

Neste contexto, desenvolvemos recentemente o Vodafone ReStart, que é muito mais do que uma oferta comercial. É um novo conjunto de soluções organizado em três pilares de atuação estratégica para todas as empresas, que independentemente do seu tamanho e do seu sector de atividade, queiram vingar na nova era laboral: a digitalização do negócio; a segurança dos seus Colaboradores e Clientes; e a segurança da informação”, afirma Paula Carioca, administradora da Vodafone Portugal com o pelouro da área empresarial.

A conjuntura pandémica mostrou que as empresas precisam de se adaptar para sobreviverem ao novo normal e provou que o trabalho pode ser feito de forma diferente e em qualquer lugar. Não é, por isso, de estranhar que 71% das FRB assumam ter feito pelo menos um novo investimento em tecnologia em resposta direta à pandemia e que 44% das FRB defenda uma maior flexibilidade quanto às políticas de trabalho remoto. No que se refere aos Colaboradores, 77% das FRB assumem priorizar o seu bem-estar e a sua saúde mental no atual contexto.

O Future Ready Report mostra ainda que, face à mudança nas atitudes e expetativas da sociedade, a responsabilidade social, a sustentabilidade e o propósito continuam a ser essenciais para os consumidores que exigem compromissos transparentes.

Versão completa do Future Ready Report disponível aqui.

Notas aos editores:

A Vodafone Business conduziu duas fases de entrevistas, antes e durante a crise da Covid-19, em novembro de 2019 e em maio de 2020. A primeira fase incluiu as opiniões de 1.813 empresas de todas as dimensões e setores da Europa, EUA, Ásia e África, ao passo que a segunda abrangeu 800 empresas de todos os setores e dimensões no Reino Unido, Espanha, Alemanha e Itália. Esta pesquisa foi ainda complementada com entrevistas qualitativas.

As empresas “prontas para o futuro” foram identificadas com recurso a um modelo regressivo para demonstrar quais os comportamentos e atitudes mais estreitamente ligados à confiança no futuro.