Lisboa, 3 de Fevereiro de 2021

Vodafone Portugal apresenta resultados do terceiro trimestre do ano fiscal

• Principal indicador de negócio praticamente estável
  • Segmento fixo mantém impulso comercial trimestre após trimestre
  • TV por subscrição cresce 10,7% YoY

De outubro a dezembro, a atividade da Vodafone Portugal continuou a ser impactada pela pandemia Covid-19. Ainda assim, o principal indicador de negócio – Receitas de Serviços – mostrou-se resiliente face à conjuntura desafiante que atravessamos. Destaque para o segmento fixo que mantém um impulso comercial significativo durante o terceiro trimestre do ano fiscal 2020-2021.

As Receitas de Serviços ficaram praticamente estáveis em -0,1% face ao período homólogo e comparativamente com o trimestre anterior (Q2: +0,3%), atingindo 247 milhões. Esta evolução foi fortemente impactada no trimestre em análise, face ao mesmo período do ano anterior, pelo recuo das receitas de roaming, dos visitors e da venda de cartões pré-pago, fruto dos efeitos da crise pandémica. No terceiro trimestre, a Receita Total cresceu 0,6% Year on Year (YoY) atingindo 277 milhões de euros (Q2: -0,8%).

Num contexto de obrigatoriedade do trabalho remoto, em que a qualidade da banda larga fixa é especialmente relevante, a Vodafone Portugal manteve um notável desempenho no negócio fixo. A base de Clientes de banda larga totalizou 799 mil (+9,8% YoY). Este desempenho mostra, uma vez mais, que o mercado reconhece a inovação, as características diferenciadoras e a competitividade da oferta, bem como a qualidade do serviço da Vodafone.

Trimestre após trimestre, a Vodafone continua a reforçar o seu papel de liderança na vanguarda da oferta de televisão em Portugal, entregando aos seus Clientes uma elevada experiência de utilização potenciada pela melhor rede de telecomunicações. Prova disso, a base de Clientes de TV por subscrição cresceu 10,7% YoY para 735 mil. Em novembro, a Vodafone Portugal passou a oferecer a subscrição do serviço Amazon Prime Video aos seus novos Clientes dos serviços de televisão e móvel, com a disponibilização de períodos promocionais que variam entre os seis e os 24 meses.

Durante este terceiro trimestre, a Vodafone Portugal continuou a expandir a sua presença em todo o País. No final de dezembro, a rede FTTH de última geração alcançou 3,7 milhões de lares e empresas (+8% YoY).

No segmento móvel, o número de Clientes totais fixou-se em cerca de 4,54 milhões (-4,4% YoY). Em outubro, mês em que celebrou 28 anos de atividade comercial em Portugal, a Vodafone assinou com a NOS um acordo histórico de partilha de ativos móveis a nível nacional, o qual vai permitir um desenvolvimento mais rápido e eficiente das redes móveis em todo o País.

Ainda no decurso do terceiro trimestre, a Vodafone Portugal reforçou a sua oferta pioneira de soluções Internet of Things (IoT) para o segmento de consumo com o lançamento do Curve, o mais avançado e inteligente dispositivo IoT GPS tracking.

Mais do que destacar resultados financeiros ou operacionais, gostaria de realçar que este foi mais um trimestre em que nos focámos em garantir, em benefício dos nossos Clientes, a resiliência das nossas redes móvel e fixa de última geração, mediante um acompanhamento constante da evolução dos volumes de utilização e implementação de planos de reforço sempre que necessários. Esforços e enfoque alcançados graças à dedicação de uma equipa de milhares de pessoas a trabalhar de forma remota e condicionada pela prioridade máxima de garantia de segurança sanitária.

Um trimestre igualmente marcado pelo início do leilão do 5G, tecnologia que sempre identificámos como oportunidade única para a aceleração do desenvolvimento do País, mas que infelizmente fica registado como um momento de litigância e de pronúncio de tempos cinzentos para o futuro deste setor”, afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.

Muitas outras iniciativas marcaram o terceiro trimestre, mas merecem destaque as medidas implementadas no âmbito da quadra natalícia. A Vodafone Portugal voltou a oferecer comunicações gratuitas aos seus Clientes e prestou homenagem aos heróis da “linha da frente” do combate à pandemia com o lançamento da aplaudida campanha “É Natal sempre que damos aos outros o amor que temos pelos nossos”.