Lisboa, 18 de maio de 2021

Vodafone Portugal apresenta resultados do ano fiscal 2020-2021

• Receitas de Serviço crescem 0,6%* no ano fiscal de 2020-2021
  • Base de clientes de banda larga totalizou 814 mil no final de março
  • Rede de próxima geração, incluindo FTTH, ultrapassou os 3,8 milhões de residências e empresas

No último ano fiscal, entre abril de 2020 e março de 2021, os principais indicadores da Vodafone Portugal mantiveram a tendência positiva registada nos últimos anos. Os resultados refletem, entre outras variáveis e apesar da atividade da Vodafone Portugal continuar a ser impactada pela pandemia Covid-19, o crescimento contínuo e sustentado do negócio Fixo e a estabilização do segmento Móvel.

As Receitas de Serviço atingiram 989 milhões de euros, refletindo assim um acréscimo de 0,6%* face ao período homólogo. Este crescimento sustentado de um dos mais importantes indicadores de negócio só é possível graças à continua estratégia de investimento e diversificação do negócio, implementada ao longo dos últimos anos. Paralelamente, as Receitas Totais cresceram 0,3%* Year on Year (YoY) face ao período homólogo para 1,084 milhões de euros.

Em relação ao quarto trimestre do ano fiscal 2020-2021, entre janeiro e março, a Receita de Serviço aumentou 1,3%* YoY em relação ao ano anterior, ao mesmo tempo que a Receita Total registou um crescimento de 2,1%*.

No contexto do segmento Móvel, o número de clientes fixou-se em cerca de 4,529 milhões no final de março. A Vodafone Portugal continuou a preparar a sua rede para a quinta geração móvel e voltou a demonstrar, em várias ocasiões, importantes casos de utilização que confirmam o potencial do 5G.

Embora a fase de licitação principal do leilão do 5G ainda se encontre a decorrer, a Vodafone Portugal divulgou a primeira campanha da Marca dedicada à próxima geração móvel, revelando a sua forte determinação em garantir que o potencial desta tecnologia poderá vir a ser utilizado como motor de desenvolvimento da Sociedade e Economia nacionais.

A Vodafone manteve o seu desempenho positivo no negócio Fixo, a um ritmo constante num ambiente muito competitivo, o que prova que os clientes reconhecem a qualidade do serviço e a competitividade da oferta, numa circunstância em que a qualidade do FBB é ainda mais crítica devido à relevância e obrigatoriedade do trabalho remoto.

Os resultados alcançados neste trimestre foram também impulsionados pelo desempenho consistente do negócio Fixo, com os clientes de banda larga a atingirem 814 mil (+9,6% YoY) e os clientes de TV a totalizarem 749 mil (+10,3% YoY).

Ainda no decurso do quarto trimestre, a Vodafone Portugal continuou efetivamente a expandir a sua presença em todo o País. No final do quarto trimestre, a rede de próxima geração da Vodafone atingiu 3,8 milhões de lares e empresas (+9,5% YoY).

"A Vodafone encerrou mais um ano fiscal de atividade no nosso País, mantendo-se fiel aos princípios que sempre orientaram a nossa atuação: a disponibilização de soluções tecnológicas de última geração que ajudem as famílias e empresas nacionais a ultrapassarem com sucesso os muitos e inesperados desafios impostos pela acelerada mudança de hábitos sociais e da economia. Este foi mais um exercício de expressivo investimento no País, com reflexo na melhoria dos processos de relação com os Clientes e na modernização de sistemas e redes. O ano 20/21 foi marcado pelo empenho excecional dos nossos colaboradores e parceiros que, em conjunto, garantiram, num enquadramento de profunda crise económica, a solidez dos resultados financeiros hoje apresentados. O que alcançámos neste exercício reforça a nossa confiança na capacidade de ultrapassarmos com sucesso os desafios futuros, sejam eles resultantes das naturais dinâmicas competitivas deste sector, ou advenham os mesmos de condições favoráveis artificialmente oferecidas a novos atores que venham a entrar no nosso mercado. Arrancámos para o exercício de 21/22 com a determinação de colocarmos o potencial da tecnologia ao serviço dos muitos desafios do país porque ‘Together We Can.", afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.

Muitas outras iniciativas marcaram o quarto trimestre, com algumas delas a merecerem um destaque especial. No decorrer do último trimestre, a Vodafone Portugal lançou o FlexOffice – a primeira oferta totalmente transversal no mercado a incorporar o conceito emergente de um escritório flexível – e anunciou ainda a oferta de nuvem privada virtual, resultado de uma aliança entre a Vodafone e a IBM.

No decurso do período em análise, e mantendo o foco no digital, a Vodafone Portugal estreou não só a nova campanha do segmento empresarial, como também o seu novo reposicionamento global de marca - Together We Can - centrado na aliança entre a tecnologia e a humanidade.