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Lisboa, 31 de maio de 2022

Vodafone Power Lab: Glooma é a startup campeã do Get in the Ring

  • Startup com solução na área da saúde recebe prémio de 20 mil euros e acesso à final mundial do Get in The Ring
  • XR Solutions, Automation & Gamification, Smart Mobility, Big Data foram as categorias a concurso
  • Mais de 80 startups nacionais e internacionais inscritas na competição

Glooma, com a proposta de um dispositivo médico em formato de luva que ajuda na deteção precoce de casos de cancro da mama, complementando o auto-exame, foi a startup vencedora da competição “Get in the Ring”, promovida pelo Vodafone Power Lab, que desafiou as startups a entrar num verdadeiro ringue de boxe para darem a conhecer as suas soluções, disputando o título de campeões da inovação.

Entre os 84 projetos nacionais e internacionais inscritos, os 16 mais promissores calçaram as luvas, esta terça-feira, no evento que ditou o vencedor no Polo Tecnológico de Lisboa (LISPOLIS).

Para além do título, a startup vencedora, Glooma, recebeu um prémio de 20 mil euros e acesso direto à final mundial “Get in the Ring – Global Meetup” e ao Vodafone Power Lab. Este programa da Vodafone Portugal que apoia a inovação e o empreendedorismo, colocando à disposição das startups as ferramentas necessárias para o desenvolvimento dos seus projetos, incluindo o acesso a um vasto ecossistema de mentores e investidores.

Depois de dois anos sem organizar a tradicional competição para startups, o Vodafone Power Lab quis estimular o empreendedorismo com um formato irreverente. Por isso, trouxe a Portugal este concurso internacional para identificar os projetos tecnológicos mais promissores nos domínios da XR Solutions; Automation & Gamification; Smart Mobility; e Big Data.

A disputa pela Inovação

Simulando uma competição de boxe, o dia teve três rondas de “combates” que permitiram apurar os projetos semifinalistas, finalistas e, por último, o vencedor.

De manhã, as 16 soluções selecionadas para o evento final – quatro por cada categoria a concurso – subiram ao ringue para, duas a duas, apresentarem as suas soluções num pitch, sendo depois avaliadas pelo júri, que apurou as quatro semifinalistas. Estas receberam desde logo um prémio por terem chegado à semifinal da competição: acesso direto ao programa Vodafone Power Lab.

A tarde começou com o apuramento das duas equipas finalistas. Seguiu-se uma mesa redonda – com Inês Valadas, Administradora da Unidade de Negócios Particulares da Vodafone Portugal; Fredrik Hanell Director of Business Creation do EIT Urban Mobility; Gonçalo Amorim, CEO da BGI; e Margarida Figueiredo, Diretora Geral para a Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa -  sobre a pertinência do desenvolvimento de soluções tecnológicas capazes de transformar o nosso dia-a-dia no âmbito da XR Solutions; Automation & Gamification; Smart Mobility; e Big Data. E depois foi o momento da batalha final, que ditou a equipa vencedora.

O evento contou ainda com a presença de Paulo Dimas, VP of Product Innovation na Unbabel, enquanto orador, que falou, na primeira pessoa, sobre o percurso de um empreendedor, destacando a importância deste tipo de iniciativas para estimular e a apoiar as startups tecnológicas.  

A organização deste evento ficou a cargo da Building Global Innovators (BGI) e contou com a parceria do EIT Urban Mobility, da Câmara Municipal de Lisboa, através da plataforma Made of Lisboa, e do LISPOLIS.

Descarregue aqui as fotografias do evento.

Lista de startups a concurso:

Semifinal (as quatro)     

  • Zoomguide (categoria XR Solutions)
  • Smart Mobility (categoria Smart Mobility)
  • Glooma (categoria Big Data)
  • Neroes (categoria Automation & Gamification)          

Final (as duas)

  • Zoomguide (categoria XR Solutions)
  • Glooma (categoria Big Data)

Vencedora

  • Glooma (categoria Big Data)

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Sobre o Get in the Ring              
O Get in the Ring é uma competição mundial de startups, presente em 200 cidades, que nasceu para resolver um dos maiores desafios das pequenas empresas: a taxa de insucesso. Em todos os cantos do mundo surgem startups incríveis que, pouco tempo depois de se materializarem, desaparecem sem demonstrar o seu potencial. Ao conectar estas startups com os desafios de parceiros globais, o Get in the Ring dá às empresas a chance de provarem o seu valor e de obterem exposição global perante investidores, clientes e potenciais parceiros.

Sobre o Vodafone Power Lab    
O Vodafone Power Lab é um programa de aceleração português criado pela Vodafone Portugal em 2009 para apoiar a inovação e o empreendedorismo e promover a criação de projetos tecnológicos e digitais em Portugal. O programa proporciona incubação, mentoria, workshops, formações, acesso a investidores e apoio Go-to-Market.

Sobre a Building Global Innovators (BGI)   
A BGI é uma aceleradora portuguesa de startups deep-tech nascida de uma parceria público-privada entre o MIT Portugal e o ISCTE para fomentar a transferência de conhecimento da investigação e das universidades para o mercado. Atualmente, a empresa organiza programas distribuídos em três principais áreas: educação, aceleração e inovação.

Sobre o EIT Urban Mobility        
O EIT Urban Mobility é uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) que desde janeiro de 2019 tem vindo a incentivar mudanças positivas na forma como as pessoas se deslocam nas cidades. O EIT Urban Mobility pretende ser a maior iniciativa europeia para a transformação da mobilidade urbana, sendo que o cofinanciamento de até 400 milhões de euros (2020-2026) do EIT, órgão da União Europeia, ajudará a atingir esse objetivo.

Sobre a Made of Lisboa              
A plataforma Made of Lisboa é um projeto estratégico da Câmara Municipal de Lisboa na área do Empreendedorismo e Inovação, criada para federar e ligar em rede as incubadoras e aceleradoras de empresas, os Fab Labs, os Espaços de Coworking, os Business Angels e os Capitais de Risco existentes em Lisboa.

Sobre LISPOLIS        
O LISPOLIS é uma associação privada sem fins lucrativos constituída em 1991 com o objetivo de gerir o Polo Tecnológico de Lisboa (PTL) e criar condições para o sucesso das empresas aí instaladas.