Cookies
Usamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência digital, personalizar conteúdos e anúncios, para lhe proporcionar funcionalidades de redes sociais, e para analisar dados de navegação. Partilhamos informação, relativa à sua utilização do site, com parceiros externos de publicidade, redes sociais e de análise.
Ao “Aceitar todas as cookies” está a consentir cookies próprios e de terceiros, das categorias de performance, personalização e publicidade, conforme a nossa Política de Cookies.
Na Lista de Cookies encontra o detalhe dos cookies usados e uma descrição da finalidade de cada um.
Em alternativa, clique “Configurar cookies” onde pode gerir as suas preferências, ou rejeitar todas as cookies não essenciais. Pode alterar as suas escolhas a qualquer momento.
Configuração de cookies
A Vodafone valoriza a sua privacidade. Um cookie é um arquivo de texto que apenas identifica o seu computador no nosso servidor, não guardando informações pessoais como o seu nome ou os seus detalhes bancários. Com esta ferramenta pode compreender qual a informação que está a ser recolhida neste site e definir o modo de recolha e utilização de cookies e outras tecnologias similares através das opções abaixo. Rejeitar significa que está a rejeitar todas as cookies que não são estritamente necessárias para o website funcionar tecnicamente. A nossa Política de Cookies descreve a forma como utilizamos estas tecnologias.
Gestão de preferências

Estes cookies permitem o bom funcionamento técnico do site, garantem uma navegação através de ligação segura e permitem memorizar as suas preferências de forma a que não seja necessário voltar a configurá-las cada vez que visita o site. Considerando estas finalidades, a recolha destes cookies é obrigatória.


Estes cookies são utilizados para obter dados agregados de utilização do site para efeitos estatísticos por forma a analisar e melhorar continuamente o nosso serviço. Por exemplo, são utilizados cookies analíticos para saber o volume diário de visitas ao site ou volume de encomendas efetuadas.


Estes cookies permitem que o website apresente funcionalidades mais avançadas ou personalizar a sua experiência de utilização (por exemplo, a língua ou região em que se encontra, tamanho do texto, fontes e outras partes de páginas web que possa personalizar). As informações que estes cookies recolhem são anonimizadas e não permitem seguir a sua atividade de navegação noutros sítios Web.


Estes cookies são de entidades externas (terceiros) e permitem apresentar anúncios da Vodafone que sejam relevantes de acordo com os seus interesses nos respetivos sites. Permitem também limitar a quantidade de vezes que vê um determinado anúncio. Estas entidades poderão usar esta informação também para fins próprios. Para saber de que entidades se tratam consulte a Política de Cookies.


Cookies
We use cookies and other similar technologies to improve your digital experience, personalize content and ads, to provide you with social network functionalities, as well as to analyze browsing data on our website. Additionally, we share information about your use of our site with external advertising partners, social networks, and analysis services.
By "Accepting all cookies" you are consenting to cookies, both our own and those of third parties, in the categories of performance, personalization, and advertising, in accordance with our Cookie Policy .
In the Cookie List you will find details of the cookies used as well as a brief description of the purpose of each one.
Alternatively, click on "Manage cookies" where you can manage your preferences, or reject all non-essential cookies. You can change your choices at any time.
Cookies Management
Vodafone values your privacy. A cookie is a text file that only identifies your computer on our server, not storing personal information such as your name or bank details. With this tool, you can understand what information is being collected on this site and set the way cookies are collected and used through the options below. Rejecting means that you are rejecting all cookies that are not strictly necessary.
Manage Consent Preferences

These cookies allow the proper technical performance of the website, ensure secure browsing, and allow you to record your preferences so that you do not need to set them again each time you visit the site. For these purposes, the collection of these cookies is mandatory.


These cookies are used to obtain the overall site usage data for statistical purposes to analyze and continuously improve our service. For example, analytical cookies are used to measure the daily volume of visits, or the volume of received orders.


These cookies allow the website to display more advanced features or to customize your user experience (for example, the language or region you are in, text size, fonts, and other parts of web pages that you can customize). However, the data that these cookies collect is anonymized and does not allow them to track your browsing activity on other websites.


These cookies are from external parties (third parties) and allow them to show you relevant Vodafone advertisements according to your interests on other websites. They also allow you to control the number of times you see a particular advertisement. These third parties may also use this information for their own purposes. To find out who they are, please see our Cookie Policy.


Skip to content

Press Releases

Lisboa, 31 de maio de 2022

Vodafone Power Lab: Glooma é a startup campeã do Get in the Ring

  • Startup com solução na área da saúde recebe prémio de 20 mil euros e acesso à final mundial do Get in The Ring
  • XR Solutions, Automation & Gamification, Smart Mobility, Big Data foram as categorias a concurso
  • Mais de 80 startups nacionais e internacionais inscritas na competição

Glooma, com a proposta de um dispositivo médico em formato de luva que ajuda na deteção precoce de casos de cancro da mama, complementando o auto-exame, foi a startup vencedora da competição “Get in the Ring”, promovida pelo Vodafone Power Lab, que desafiou as startups a entrar num verdadeiro ringue de boxe para darem a conhecer as suas soluções, disputando o título de campeões da inovação.

Entre os 84 projetos nacionais e internacionais inscritos, os 16 mais promissores calçaram as luvas, esta terça-feira, no evento que ditou o vencedor no Polo Tecnológico de Lisboa (LISPOLIS).

Para além do título, a startup vencedora, Glooma, recebeu um prémio de 20 mil euros e acesso direto à final mundial “Get in the Ring – Global Meetup” e ao Vodafone Power Lab. Este programa da Vodafone Portugal que apoia a inovação e o empreendedorismo, colocando à disposição das startups as ferramentas necessárias para o desenvolvimento dos seus projetos, incluindo o acesso a um vasto ecossistema de mentores e investidores.

Depois de dois anos sem organizar a tradicional competição para startups, o Vodafone Power Lab quis estimular o empreendedorismo com um formato irreverente. Por isso, trouxe a Portugal este concurso internacional para identificar os projetos tecnológicos mais promissores nos domínios da XR Solutions; Automation & Gamification; Smart Mobility; e Big Data.

A disputa pela Inovação

Simulando uma competição de boxe, o dia teve três rondas de “combates” que permitiram apurar os projetos semifinalistas, finalistas e, por último, o vencedor.

De manhã, as 16 soluções selecionadas para o evento final – quatro por cada categoria a concurso – subiram ao ringue para, duas a duas, apresentarem as suas soluções num pitch, sendo depois avaliadas pelo júri, que apurou as quatro semifinalistas. Estas receberam desde logo um prémio por terem chegado à semifinal da competição: acesso direto ao programa Vodafone Power Lab.

A tarde começou com o apuramento das duas equipas finalistas. Seguiu-se uma mesa redonda – com Inês Valadas, Administradora da Unidade de Negócios Particulares da Vodafone Portugal; Fredrik Hanell Director of Business Creation do EIT Urban Mobility; Gonçalo Amorim, CEO da BGI; e Margarida Figueiredo, Diretora Geral para a Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa -  sobre a pertinência do desenvolvimento de soluções tecnológicas capazes de transformar o nosso dia-a-dia no âmbito da XR Solutions; Automation & Gamification; Smart Mobility; e Big Data. E depois foi o momento da batalha final, que ditou a equipa vencedora.

O evento contou ainda com a presença de Paulo Dimas, VP of Product Innovation na Unbabel, enquanto orador, que falou, na primeira pessoa, sobre o percurso de um empreendedor, destacando a importância deste tipo de iniciativas para estimular e a apoiar as startups tecnológicas.  

A organização deste evento ficou a cargo da Building Global Innovators (BGI) e contou com a parceria do EIT Urban Mobility, da Câmara Municipal de Lisboa, através da plataforma Made of Lisboa, e do LISPOLIS.

Descarregue aqui as fotografias do evento.

Lista de startups a concurso:

Semifinal (as quatro)     

  • Zoomguide (categoria XR Solutions)
  • Smart Mobility (categoria Smart Mobility)
  • Glooma (categoria Big Data)
  • Neroes (categoria Automation & Gamification)          

Final (as duas)

  • Zoomguide (categoria XR Solutions)
  • Glooma (categoria Big Data)

Vencedora

  • Glooma (categoria Big Data)

----------

Sobre o Get in the Ring              
O Get in the Ring é uma competição mundial de startups, presente em 200 cidades, que nasceu para resolver um dos maiores desafios das pequenas empresas: a taxa de insucesso. Em todos os cantos do mundo surgem startups incríveis que, pouco tempo depois de se materializarem, desaparecem sem demonstrar o seu potencial. Ao conectar estas startups com os desafios de parceiros globais, o Get in the Ring dá às empresas a chance de provarem o seu valor e de obterem exposição global perante investidores, clientes e potenciais parceiros.

Sobre o Vodafone Power Lab    
O Vodafone Power Lab é um programa de aceleração português criado pela Vodafone Portugal em 2009 para apoiar a inovação e o empreendedorismo e promover a criação de projetos tecnológicos e digitais em Portugal. O programa proporciona incubação, mentoria, workshops, formações, acesso a investidores e apoio Go-to-Market.

Sobre a Building Global Innovators (BGI)   
A BGI é uma aceleradora portuguesa de startups deep-tech nascida de uma parceria público-privada entre o MIT Portugal e o ISCTE para fomentar a transferência de conhecimento da investigação e das universidades para o mercado. Atualmente, a empresa organiza programas distribuídos em três principais áreas: educação, aceleração e inovação.

Sobre o EIT Urban Mobility        
O EIT Urban Mobility é uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) que desde janeiro de 2019 tem vindo a incentivar mudanças positivas na forma como as pessoas se deslocam nas cidades. O EIT Urban Mobility pretende ser a maior iniciativa europeia para a transformação da mobilidade urbana, sendo que o cofinanciamento de até 400 milhões de euros (2020-2026) do EIT, órgão da União Europeia, ajudará a atingir esse objetivo.

Sobre a Made of Lisboa              
A plataforma Made of Lisboa é um projeto estratégico da Câmara Municipal de Lisboa na área do Empreendedorismo e Inovação, criada para federar e ligar em rede as incubadoras e aceleradoras de empresas, os Fab Labs, os Espaços de Coworking, os Business Angels e os Capitais de Risco existentes em Lisboa.

Sobre LISPOLIS        
O LISPOLIS é uma associação privada sem fins lucrativos constituída em 1991 com o objetivo de gerir o Polo Tecnológico de Lisboa (PTL) e criar condições para o sucesso das empresas aí instaladas.