Lisboa, 31 de março de 2023

Vodafone lidera consórcio no Plano de Recuperação e Resiliência para ajudar empresas a testar e desenvolver produtos para o 5G

• Capgemini e Ericsson são copromotores do projeto, que pretende apoiar experimentação e testes de produtos-piloto
  • Além de um centro em Lisboa, o Vodafone Boost Lab vai permitir testes no terreno em ambiente real

O consórcio que junta Vodafone, Capgemini e Ericsson apresentou esta sexta-feira um polo de inovação, constituído no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e destinado a apoiar as empresas no desenvolvimento de novos produtos e serviços na área do 5G e nas futuras gerações de redes de comunicações.

Através da test bed Vodafone Boost Lab, que hoje foi dada a conhecer em Aveiro na apresentação da Rede Nacional de Test Beds, serão disponibilizados os recursos necessários para que as empresas (em especial PMEs e start-ups), possam desenvolver, experimentar, testar e validar produtos e serviços inovadores, assentes no 5G e nas próximas gerações de redes de comunicações, contribuindo para aumentar o nível de preparação tecnológica, apoiando a entrada no mercado daqueles produtos e serviços.

Com este projeto, Vodafone, Capgemini e Ericsson garantem o acesso à rede com tecnologia 5G, dinamizam, promovem e fazem o scouting dos pilotos, suportam a cobertura de rádio 5G e asseguram, através de plataforma aberta, as necessidades de integração tecnológica das empresas aderentes. Além de um espaço físico, a ser disponibilizado na sede da Vodafone, em Lisboa, na primeira metade do ano, o Vodafone Boost Lab terá uma componente móvel que levará até às empresas as ferramentas de teste e certificação necessárias, para aplicação em ambiente real.

O polo agora anunciado está integrado na Rede Nacional de Test Beds, concebida para aumentar o número de pilotos de produto comercialmente viáveis e, através da partilha de experiências, estimular a transição digital das PME. Com um horizonte de funcionamento de médio-longo prazo, o Vodafone Boost Lab assume o compromisso de apoiar o percurso de uma variedade de produtos e serviços-piloto, nas áreas da Saúde Digital, Media e Entretenimento e Futuro da Mobilidade, até ao mercado.

“Neste novo projeto, somamos o nosso know-how de 30 anos e a nossa experiência no 5G (muito anterior ao lançamento comercial desta nova tecnologia) às reconhecidas competências da Ericsson e da Capgemini. De forma cooperativa, juntamos vontades, esforços e recursos para ajudarmos as PME a acelerar a transição digital, robustecer a competitividade e impulsionar a produtividade do tecido empresarial português. Esta é uma oportunidade única criada pelo PRR em que, embora apostados no 5G e no seu potencial, com o Vodafone Boost Lab estamos já hoje a capacitar a economia nacional e os seus produtos a pensar nas futuras gerações de redes. É o melhor contributo que podemos dar ao Portugal do futuro”, afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.

“Das empresas aos consumidores, e abrangendo quase todos os setores, a conectividade móvel e a tecnologia 5G estão a expandir a tecnologia para limites inimagináveis, permitindo a maior plataforma de inovação de todos os tempos. A criação desta test bed em Portugal, em conjunto com a Vodafone e a Capgemini, irá libertar o potencial do 5G para a economia e sociedade portuguesas, permitindo que as PME e start-ups beneficiem da sua abertura, tecnologia de ponta e expertise”, Juan Olivera, CEO da Ericsson Portugal.

“A Capgemini tem assumido um papel pioneiro na identificação, investigação, conceptualização e desenvolvimento de casos de uso de rede 5G, com o objetivo último de capacitar os nossos, e os dos nossos, clientes com soluções inovadoras de valor acrescentado para as suas atividades e negócio. É por isso, com entusiasmo, que fazemos parte deste projeto único em conjunto com parceiros de referência como a Vodafone e a Ericsson. Esta test bed vai permitir-nos suportar o desenvolvimento de serviços inovadores para as indústrias e permitir-lhes a criação de novas fontes de receita e/ou eficiência operacional. Foi também para ajudarmos os nossos clientes a responder eficazmente a estes novos desafios, que a Capgemini fortaleceu o seu portfólio de 5G e Edge Computing, para a Indústria Inteligente, com a criação de um ativo estratégico no Fundão: os Laboratórios 5G e a oferta 5G Lab-As-A-Service (LaaS) que agora também capitalizamos através desta iniciativa. Acima de tudo, este projeto ambiciona contribuir diretamente para o desenvolvimento coletivo de Portugal, traduzindo o potencial tecnológico das novas gerações tecnológicas em benefícios concretos”, afirma Maria da Luz Penedos, Managing Director da Capgemini Engineering em Portugal.

O projeto desenvolvido por este consórcio integrará o ecossistema colaborativo que se articula com os outros test beds e com a restante rede de inovação composta pelos Digital Innovation Hubs e Zonas Livres Tecnológicas. Adicionalmente, será potenciado por uma vasta rede de parceiros e fornecedores, através do seu know-how, do apoio dado à incubação de ideias e à definição de estratégias de colocação no mercado, ou da disponibilização do acesso a infraestrutura de última geração.