Lisboa, 18 de abril de 2023

Vodafone promove inclusão no entretenimento com atuação inédita nos Prémios Play

• O coro Mãos Que Cantam - constituído por pessoas surdas -, juntamente com os Shout! e os Bateu Matou protagonizam o momento Vodafone

• Pela primeira vez, a cerimónia dos prémios da música portuguesa vai ser acompanhada, em direto na plataforma online RTP Acessibilidades, por interpretação em Língua Gestual Portuguesa, para pessoas surdas, e terá também audiodescrição, para pessoas com deficiência visual

Para as pessoas surdas e com deficiência auditiva, desfrutar de entretenimento pode ser um desafio, tornando-se essencial transformar o panorama atual para garantir a acessibilidade à cultura. Assim, a Vodafone, em parceria com a Access Lab – empresa que trabalha a acessibilidade ao entretenimento –, convidou o coro Mãos Que Cantam, o único coro em Portugal constituído por pessoas surdas, a juntar-se aos Shout! para, acompanhados pelos Bateu Matou, protagonizarem um momento musical que destaca realidades artísticas distintas e inclusivas. Uma homenagem à música portuguesa que acontecerá na cerimónia dos Prémios Play, no dia 27 de abril no Coliseu dos Recreios.

Ano após ano, a Vodafone desafia os artistas portugueses a surpreenderem com atuações singulares no já habitual “Momento Vodafone”, na cerimónia de entrega dos Prémios Play. Estas atuações têm-se revelado um dos pontos altos da grande festa da música portuguesa. Este ano quisemos utilizar este espaço para promover a inclusão na música, uma causa que junta o setor artístico que nos é tão próximo e um dos pilares de atuação da nossa Marca: a inclusão e o acesso de todos a produtos e serviços, que tem sido uma das preocupações permanentes da nossa atividade” afirma, Leonor Dias, Diretora de Marca da Vodafone Portugal.

A Vodafone tornou-se, em 2012, na primeira operadora de telecomunicações a disponibilizar o Serviço de Apoio a Clientes em Língua Gestual Portuguesa para surdos e pessoas com deficiência auditiva.  Disponível através do número nº 12717 (chamada e videochamada gratuitas), facilita o acesso aos serviços prestados pelo Apoio a Clientes da Vodafone.

Além disso, desde 2005 que a Operadora disponibiliza tarifários com condições especiais e equipamentos adaptados a pessoas com incapacidade igual ou superior a 60%, visando contribuir eficazmente para o acesso desta comunidade à Sociedade de Informação.

O Momento Vodafone cumpre um dos objetivos fundamentais dos PLAY, que é fazer chegar a música portuguesa ao maior número de pessoas, num verdadeiro espírito de inclusão”, declara Paulo Carvalho, Diretor Geral dos Prémios Play.

Cerimónia Prémios Play acompanhada, pela primeira vez, com Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição

Para além da transmissão habitual, na RTP1, RTP Internacional, RTP África, RTP Play e Antena 1, a partir das 21 horas, a cerimónia de entrega dos prémios será acompanhada, pela primeira vez, em direto, pela internet, na plataforma RTP Acessibilidades, por interpretação em Língua Gestual Portuguesa, para pessoas surdas e pessoas com deficiência auditiva, e Audiodescrição, para pessoas com deficiência visual.

Uma comunicação acessível a todos é uma missão do Serviço Público. A RTP junta-se e estimula esta iniciativa, com especial alegria por ajudar a partilhar o maravilhoso efeito da música”, afirma Gonçalo Madaíl, subdiretor da RTP1.

A presença da Vodafone Portugal nos Prémios Play, desde a primeira edição, tem contribuído para reforçar a sua ligação à música, e em particular, à música portuguesa. Para além de premiar a música nacional no seu todo, distingue, em particular, a única categoria a concurso eleita pelo voto do público - “Vodafone Canção do Ano”, através das redes sociais oficiais dos PLAY e da App My Vodafone, em exclusivo para os clientes Vodafone.

Os PLAY – Prémios da Música Portuguesa reconhecem artistas e bandas portuguesas com obras originais editadas no ano anterior e são promovidos pela AUDIOGEST (que reúne editoras discográficas multinacionais, nacionais e independentes), bem como pela GDA (que representa artistas, executantes e intérpretes da música portuguesa), sendo por isso os prémios oficiais da música portuguesa.