Press Releases

Lisboa, 6 de janeiro de 2026

Vodafone expande redes privadas 5G às três fábricas da CIMPOR, que quer internacionalizar o conceito

  • Com as redes móveis privadas 5G Standalone operacionais em Alhandra, Loulé e Souselas, a CIMPOR prepara agora novas fases de crescimento e inovação a nível global

A Vodafone Portugal concluiu a implementação bem-sucedida, em todas as unidades de produção de cimento em Portugal da CIMPOR, de três redes móveis privadas (MPN) 5G Standalone. A mais recente ativação da infraestrutura, na fábrica de Souselas em Coimbra, junta-se às já operacionais nas unidades de Alhandra e Loulé, todas realizadas em parceria com a Ericsson. Esta iniciativa posiciona a CIMPOR na vanguarda da Indústria 4.0, ao dotar as suas três principais unidades de produção com tecnologia de comunicação de última geração.

As fábricas da CIMPOR em Alhandra, Loulé e Souselas beneficiam agora de uma cobertura 5G dedicada e completa, caracterizada por uma latência inferior a 10 milissegundos e ausência de interferências, superando as limitações das redes tradicionais em ambientes industriais complexos. Esta infraestrutura robusta e segura permite a conexão simultânea de uma vasta gama de dispositivos no chão de fábrica – desde sensores IoT a veículos autónomos – otimizando significativamente a monitorização de ativos, a gestão operacional e garantindo elevados níveis de fiabilidade e segurança, mesmo em condições desafiadoras como poeira, vibrações e grandes estruturas metálicas.

As novas redes são um pilar central na estratégia de transformação digital da CIMPOR. Permitem não só uma monitorização mais eficiente dos ativos e a otimização dos custos operacionais, mas também contribuem ativamente para a redução do impacto ambiental das atividades da empresa.

Estas infraestruturas avançadas suportam uma vasta gama de aplicações inovadoras, desenvolvidas com parceiros tecnológicos. Destacam-se a assistência remota e assistida com recurso a óculos de realidade aumentada, manutenção preditiva, videovigilância inteligente e sensorização de alta precisão que permite a deteção antecipada de desvios e a monitorização em tempo real. Adicionalmente, as inspeções remotas colaborativas com drones otimizam tempo, recursos e melhoria ao nível da segurança, e a visualização virtual de infraestruturas através de digital twins oferece uma representação detalhada das operações. A rede também contribui para o monitorização e segurança dos trabalhadores, aumentando a segurança e reduzindo riscos.

A introdução de sistemas inteligentes de produção na atividade da CIMPOR, que agora são impulsionados por esta rede privada, permite ganhos de eficiência, diretos e indiretos, de 10 a 15 milhões de dólares por ano, incluindo poupanças de até 1 milhão de dólares graças à manutenção preditiva de equipamentos e a redução de até 140 mil toneladas de CO2.

A intervenção da Vodafone Portugal nesta MPN incluiu a instalação, parametrização, configuração e implementação de todo o equipamento de rádio; definição dos parâmetros principais em conjunto com a CIMPOR; integração das várias aplicações industriais suportadas na rede; e realização da validação completa do serviço, tanto para a implementação da rede privada como para os casos de utilização associados.  

A CIMPOR está a analisar a expansão da utilização de Redes Móveis Privadas 5G para outras áreas do grupo, para além das unidades fabris, com o objetivo de promover uma integração ainda maior e otimizar todas as fases do seu processo produtivo, garantindo uma rede escalável para futuras implementações de IoT, IA, veículos autónomos e outras ferramentas industriais avançadas. A implementação bem-sucedida da primeira rede acelerou significativamente as restantes.

"A implementação de MPN 5G nestas três fábricas da CIMPOR, além de comprovar a aposta determinada da empresa no seu futuro sustentável, reafirma o contributo destas redes para a competitividade da economia, em particular nas atividades industriais. Com comunicações imediatas e sensorização em larga escala, é possível uma interpretação rápida dos dados e a realização de uma série de atividades à distância, que expande a atividade destas três fábricas muito para lá da sua localização física", afirma Henrique Fonseca, Administrador da Unidade de Negócios Empresariais da Vodafone Portugal.

"A implementação das redes privadas 5G nas nossas unidades de produção representa um passo decisivo no reforço da resiliência, eficiência e segurança das nossas operações industriais. Esta tecnologia cria as bases para uma nova geração de aplicações digitais e permite-nos operar com maior precisão e capacidade de resposta. Este é apenas o início de um percurso mais amplo”, diz Berkan Fidan, Global Chief Technology Officer da CIMPOR.

“A implementação multi-site na CIMPOR ilustra como as redes 5G privadas da Ericsson podem transformar as operações industriais em grande escala. À medida que as empresas avançam para processos mais automatizados e em tempo real, a procura por redes móveis privadas confiáveis continua a crescer. Ao estabelecer uma abordagem replicável em três locais, a CIMPOR agora tem um plano sólido que pode aplicar em toda a sua presença global”, conclui Manish Tiwari, Head of Enterprise 5G da Ericsson.

Com esta implementação, a Vodafone continua a forte aposta desenvolvida nos últimos anos na construção e disponibilização de uma rede móvel 5G moderna e fiável. E consolida o conceito de redes privadas 5G, que permite aos clientes empresariais tirar o máximo partido de condições únicas de conectividade: reduzida latência, elevada capacidade de tráfego de dados e possibilidade de ligação de milhares de dispositivos em simultâneo.