Skip to content

Vodafone Stories

Praia em Directo. E em Segurança

Praia em Directo. E em Segurança

Ir à praia informado é, este verão, mais importante do que nunca. Através da aplicação Praia em Directo, que se insere no Programa Praia Saudável da Fundação Vodafone em Portugal, é possível saber o índice de ocupação das praias ainda antes de sair de casa.

Portugal tem cerca de 1800 km de costa (entre continente e ilhas) e cerca de 700 praias, marítimas e fluviais, declaradas em Diário da República. Ir à praia é, para os portugueses, uma atividade natural. E, aliás, incontornável. “Há uma tradição muito grande dos portugueses com o mar. A praia é, de facto, o espaço lúdico preferido dos portugueses”, afirma Felisbina Quadrado, Diretora do Departamento de Recursos Hídricos da Agência Portuguesa do Ambiente.

Este ano, a APP Praia em Directo, aplicação móvel gratuita e disponível em seis idiomas, foi adaptada para dar resposta às necessidades decorrentes da pandemia Covid-19, tendo sido introduzidas novas funcionalidades que se revestem de especial importância. A aplicação disponibiliza o Índice de Ocupação da Praia e o Índice de Afluência ao Areal e Área Envolvente.

“Eu de manhã acordo e quero ir para a praia. Então, o que é que devo fazer? Devo ir consultar a aplicação Praia em Directo e ver qual é a praia que tem o índice de ocupação mais baixo. Porquê? Porque é onde tenho menor risco de contágio”, explica Ana Mesquita Veríssimo, Responsável de Projetos da Fundação Vodafone em Portugal. “A informação está disponível, agora cabe a cada um de nós cumprir, não só para nossa salvaguarda, mas também para salvaguarda de terceiros”, acrescenta.

O Índice de Ocupação está disponível para 80 praias e o Índice de Afluência ao Areal e Área Envolvente abrange 190 praias.

A APP Praia em Directo disponibiliza muitas outras informações importantes para todos aqueles que querem fazer praia em segurança. “Através da aplicação conseguimos ter acesso a informação de estações, de mar e de terra, espalhadas ao longo da costa, que permitem medir a temperatura do ar, o índice UV, a velocidade e direção do vento, a humidade relativa do ar e a pressão atmosférica. São também disponibilizadas informações sobre a qualidade da água e a previsão da altura das marés”, adianta Ana Mesquita Veríssimo.

Praia em segurança

O Programa Praia Saudável, criado em 2005, abrange atualmente mais de 200 zonas balneares marítimas e fluviais, e atua em quatro vertentes distintas: segurança, acessibilidades, ambiente e sensibilização.

Interface da App Praia em Directo apresentado no ecrão de um smartphone

A Fundação Vodafone em Portugal desenvolveu uma campanha nas praias de norte a sul do País, intitulada “A Segurança é a sua Praia”.

Nestes quase 16 anos, o projeto cresceu continuamente e alargou a sua área de influência. O número de acidentes mortais ocorridos nas praias inseridas no Programa manifestou uma tendência decrescente.

Este ano, para uma maior sensibilização das pessoas sobre as regras a cumprir no âmbito da atual conjuntura, a Fundação Vodafone em Portugal desenvolveu uma campanha nas praias de norte a sul do País, intitulada “A Segurança é a sua Praia”, a qual contou com a colaboração de várias Entidades e teve uma enorme adesão por parte do público.

Sabia que...

O programa Praia Saudável resulta de um protocolo assinado entre a Fundação Vodafone em Portugal, a Autoridade Marítima Nacional, a Associação Portuguesa do Ambiente, o Instituto Nacional para a Reabilitação e a Associação Bandeira Azul da Europa.

A aplicação Praia em Directo foi desenvolvida em 2011 e conta hoje com mais de 312 mil downloads.

O programa arrancou com um piloto em 20 praias e hoje está implementado em 207 zonas balneares, 193 costeiras ou marítimas e 14 interiores ou fluviais.

Esta APP está disponível na Apple Store para os equipamentos iPhone, iPad e iPod e na Google Play Store para equipamentos com Android. Há ainda uma versão Web, para PC. A aplicação pode ser acedida em português, inglês, espanhol, alemão, francês e italiano.

A Fundação Vodafone em Portugal contribui, desde 2001, para desenvolver a sociedade de informação, combater a infoexclusão e difundir as comunicações móveis.