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Vodafone Stories

Teleassistência: um clique para combater a solidão

Com o serviço de Teleassistência da Cruz Vermelha, com uma solução desenvolvida pela Vodafone Portugal, é possível garantir ajuda aos mais velhos apenas carregando num botão. 24 horas por dia, 365 dias por ano.

A maioria das vezes que ouvimos dizer “a uma chamada de distância” não temos a certeza de que seja verdade. E, para quem vive sozinho e recorrentemente precisa de ajuda – ou alguém para conversar um pouco -, isso não chega. É o caso da Dona Ema que, aos 92 anos e sem família por perto, depois de uma vida de viagens, vive sozinha na mesma casa de sempre – mas há oito anos mais acompanhada que nunca.

“Uma amiga da minha filha falou-lhe sobre a Teleassistência e ela achou que era boa ideia”, conta em sua casa, com bolo e sumos para as visitas. No caso da Dona Ema, a Teleassistência da Cruz Vermelha serve vários propósitos. Vive sozinha em Lisboa, tendo a única filha morrido há pouco mais de um ano e estando os seus dois netos, já jovens adultos, emigrados. “Os meus netos são uns amores, ligam-me pelo menos uma vez por semana e são espetaculares comigo. Mesmo no estrangeiro, ligam-me sempre. Mas pronto, estou sozinha.” É aqui que entra a Cruz Vermelha.

Uma senhora idosa sentada num cadeirão a disfrutar da companhia de um assistente da Cruz Vermelha que se encontra sentado ao seu lado

Ema Menezes tem 92 anos e vive sozinha, mas desde há oito anos, quando aderiu ao serviço da Cruz Vermelha, sente-se mais acompanhada

“Graças a Deus nunca precisei de carregar no botão para pedir auxílio. Tenho umas meninas que tratam da casa e me ajudam durante o dia. Mas, se alguma vez precisar, sei que tenho aqui a Cruz Vermelha pronta a ajudar.” O serviço de Teleassistência da Cruz Vermelha Portuguesa, desenvolvido em 2009 pela Vodafone Portugal, oferece uma resposta imediata em situações de emergência, de urgência, de insegurança e de solidão. Através de um botão, qualquer utente, esteja em casa ou na rua, pode iniciar o contacto com o Contact Center da Cruz Vermelha Portuguesa, onde trabalham 13 operadores por turnos que cobrem as 24 horas dos 365 dias do ano.

O serviço conta atualmente com 1855 utentes espalhados por todo o território nacional que, seja por velhice, doença, incapacidade, isolamento geográfico ou, simplesmente, para se sentirem mais seguros, contam com a Cruz Vermelha. No dia a dia, a Teleassistência serve essencialmente para combater o isolamento, com chamadas regulares dos operadores para os utentes; em situações de emergência, faz chegar de forma tão rápida quanto possível a ajuda necessária. Como nos diz a D. Ema, “é bom saber que posso contar com eles”.

Em fevereiro de 2010, durante as cheias da Madeira, os operadores da Cruz Vermelha conseguiram resgatar uma senhora acamada de morrer afogada em casa

Do lado da Cruz Vermelha está uma equipa de pessoas com uma dimensão humana gigante. A coordenadora deste serviço, Joana Picão, conta que os operadores vêm de áreas muito distintas. “Alguns deles estão ligados à saúde, ao socorrismo ou ao serviço social, outros não; a maioria acaba por chegar até nós enquanto voluntário da Cruz Vermelha. São pessoas que gostam de ajudar. Nem podia ser de outra maneira.” Ali, já assistiram a situações mais complexas, como durante as cheias de fevereiro de 2010, na Madeira, em que conseguiram resgatar uma senhora acamada de morrer afogada em casa. Na maioria das vezes, no entanto, a conversa é mesmo “só” isso: conversa. Não para socorrer ninguém de um perigo iminente, mas para salvar da solidão.

Sabia que...

Foi em março de 2009 que foi celebrada a parceria entre a Cruz Vermelha Portuguesa e a Vodafone Portugal para um serviço telefónico de apoio permanente que visa melhorar a qualidade de vida, saúde e segurança dos seus utilizadores. Os equipamentos disponibilizados no âmbito deste serviço são dotados das tecnologias GSM e GPS, permitindo uma comunicação eficaz e a localização do utente quando acionado o botão de alarme.

A Teleassistência da Cruz Vermelha Portuguesa permite duas modalidades: fixa, em casa; e móvel, em todo o lado. Isto permite que os utentes tenham sempre o serviço ao seu dispor. Em caso de emergência em casa, o dispositivo permite que os operadores consigam ouvir o utente (e vice versa, em alta-voz) estando ele em qualquer ponto da casa.

A parceria entre a Vodafone e a Cruz Vermelha permite ainda que os preços deste aparelho e serviço sejam mais competitivos, garantindo que este serviço pode chegar a mais pessoas.