O nosso percurso
Desde a sua constituição que a Fundação Vodafone tem vindo a desenvolver programas que utilizam o poder da Conectividade e Tecnologia para mudar a vida das Pessoas e para ajudar aqueles que precisam, centrando-se em áreas que considera fundamentais para a Sociedade: Ambiente, Educação, Saúde e Segurança.
2001 | Portugal
Constituição da Fundação
2002 | Portugal
Reconhecimento da Fundação
Em julho de 2002, a Fundação Vodafone foi reconhecida para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação por parte do Secretário de Estado da Administração Interna.
2003 | Portugal
Leitor de Ecrãs para PC
Em parceria com o Ministério da Educação, a Fundação Vodafone desenvolveu um sistema que permite a leitura sonora de um ecrã de computador. Foram distribuídas 380 licenças a estudantes e professores cegos ou com baixa visão.
2003 | Portugal
Formação Básica em Tecnologias de Informação para Pessoas com Necessidades Especiais
A Fundação Vodafone em Portugal estabeleceu, em novembro de 2003, um acordo com a CERCI de Lisboa. Este Protocolo tinha como objetivo dar formação básica em Tecnologias da Informação a pessoas com necessidades especiais.
Para este programa, a Fundação Vodafone em Portugal doou 20 mil euros, tendo sido formadas 25 pessoas e disponibilizados 12 computadores à CERCI.
2004 | Portugal
Floresta + Verde
Em parceria com os Governos Civis das regiões abrangidas, o Serviço Nacional de Bombeiros, a Proteção Civil e a Direcção-Geral de Recursos Florestais, o programa Floresta + Verde tinha como objetivo a prevenção, deteção e combate a fogos florestais com recurso a tecnologias.
Através deste Programa, a Fundação Vodafone doou diversos equipamentos de prevenção e deteção de incêndios, nomeadamente 4 aeronaves, nove viaturas de combate a incêndios, entre outros.
2004 | Portugal
Inforfórum
Ensinar a Língua Gestual e iniciar os jovens com deficiências auditivas no uso de tecnologias de informação foi o propósito do programa Inforfórum desenvolvido pela Fundação Vodafone em Portugal em parceria com a Luz Mater Associação. O programa teve início em março de 2004 e envolveu também as famílias dos jovens. A Fundação Vodafone em Portugal doou 80 mil euros que permitiram a formação de cerca de 140 pessoas, a aquisição de material informático e de software, assim como a realização de obras num espaço cedido pela Câmara Municipal de Sintra.
2004 | Portugal
Digitalização do Serviço de Imagiologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo
Com o apoio da Fundação Vodafone, o Hospital de Abrantes adquiriu um equipamento PACS (Pictures Archiving and Communication System) que permite o armazenamento catalogado dos exames imagiológicos dos doentes, bem como a partilha com os dois outros hospitais - Tomar e Torres Novas - que integram o Centro Hospitalar do Médio Tejo e que já dispunham deste equipamento.
2005 | Portugal
Programa Praia Saudável
Estando há mais de 17 anos ao serviço das praias, este programa tem como objetivos prioritários contribuir para o aumento da segurança e qualidade ambiental nas praias, bem como contribuir para melhorar a acessibilidade às praias por parte de pessoas com mobilidade condicionada, através de meios doados pela Fundação Vodafone. Este programa visa ainda a sensibilização dos veraneantes para a preservação do meio ambiente e adoção de boas práticas de segurança nas praias.
2005 | Portugal
Ludoteca no Hospital D. Estefânia
Com o apoio da Fundação Vodafone, foi desenvolvido um espaço para as crianças que se deslocam às consultas externas desta unidade hospitalar pediátrica, para brincar enquanto aguardam atendimento médico.
2005 | Portugal
Reflorestação de Nisa
A Fundação Vodafone em Portugal ofereceu 10.000 árvores à Câmara Municipal de Nisa para a reflorestação dos cerca de 15 hectares que arderam no Concelho, durante o Verão de 2003.
Foi ainda realizada uma ação de voluntariado, neste âmbito, que contou com a participação de vários Colaboradores da Vodafone.
2005 | Portugal
Formação Informática para Deficientes Visuais
Criar a primeira rede nacional de formação informática para deficientes visuais foi o que levou a Fundação Vodafone em Portugal e a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) a estabelecer uma parceria com vista a formar técnicos para dar formação a pessoas com este tipo de deficiência. Foram ainda disponibilizados computadores e programas informáticos adequados aos seus utilizadores, assim como leitores e amplificadores de ecrãs.
2005 | Portugal
Acesso de Pessoas com Necessidades Especiais às Tecnologias de Informação
A Fundação Vodafone em Portugal, em parceria com a Associação Promotora do Ensino para Cegos (APEC), criou um programa que tem como objetivo a formação e a integração de pessoas com necessidades especiais na Sociedade e no Mercado de Trabalho. A Fundação Vodafone financiou a formação de 4 monitores e 1 coordenador (eles próprios deficientes visuais), que se deslocam a residências, hospitais, lares, entre outros, a fim de prestarem a devida assistência.
2006 | Portugal
Táxi Seguro
O Táxi Seguro era um sistema que tinha por base as tecnologias GSM, GPS, Internet e Cartografia Digital.
Este sistema pretendia garantir a segurança dos taxistas, permitindo à PSP determinar, a partir do momento em que o taxista dava o alerta, a sua localização em tempo real.
2006 | Portugal
AirMed no Hospital de Santa Marta
O programa consistiu na integração das tecnologias de comunicações móveis nos sistemas de informação hospitalares. O Sistema desenvolvido permite medir o índice de coagulação do sangue dos doentes submetidos a transplantes ou a outras intervenções cirúrgicas em que é de crucial importância a manutenção dos valores daquele índice em determinado intervalo, entre outros indicadores. Em 2006, beneficiaram deste Sistema 120 doentes.
2006 | Portugal
Viva a Ria
No âmbito do Programa Praia Saudável, este programa tinha como objetivo sensibilizar e educar crianças, jovens e adultos para a preservação das riquezas naturais e das atividades tradicionais da Ria Formosa, que contou com o apoio da Fundação Vodafone, em parceria com a Liga para a Proteção da Natureza, a Junta de Freguesia de Santa Luzia (Tavira) e a empresa A Vida é Bela, integrando atividades lúdicas e educativas.
2007 | Portugal
Monitorização Geodinâmica dos Açores
Este foi um programa científico de estudo e quantificação de riscos naturais devidos a processos geodinâmicos. Neste âmbito, foram instaladas várias estações GPS no Grupo Central, permitindo a monitorização permanente de movimentos da crosta terrestre relacionados com os processos tectónicos que afetam aquelas ilhas.
2007 | Portugal
Escola Móvel
Fruto da parceria entre a Fundação Vodafone e o Ministério da Educação, os alunos dos 7º, 8º e 9º anos, filhos de profissionais itinerantes, feirantes ou artistas de circo, através deste programa, passaram a ter acesso diário aos programas escolares e a poder estudar e trabalhar em rede. Até março de 2010, cerca de 115 alunos beneficiaram deste programa, que contava com 42 professores.
2007 | Portugal
Cybermoving
A Fundação Vodafone em Portugal associou-se ao Instituto Pedro Nunes para desenvolverem o sistema de comando e controlo do Cybermoving. Este programa tinha como objetivo promover a criação de dispositivos de apoio à mobilidade sustentável, como sistemas de transporte alternativos sem condutor, baseados em energias renováveis. Neste âmbito, os veículos desenvolvidos são totalmente controlados por computador, usando sistemas de comunicação sem fios, permitindo reduzir a emissão de gases poluentes e de ruído.
2007 | Portugal
Despoluição do Leça
Despoluir e requalificar as margens do rio Leça foi o objetivo central do apoio que a Fundação Vodafone em Portugal prestou, durante três anos, ao desenvolvimento de um sistema para a monitorização da qualidade da água deste rio. Este programa foi desenvolvido pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), em parceria com a Câmara Municipal de Valongo e a Fundação Vodafone em Portugal.
A inovação do sistema consistia na forma como são utilizadas as tecnologias de informação modernas. A recolha regular de dados analíticos do Rio Leça é efetuada por três estações móveis de monitorização que os emitem em contínuo para a FEUP, onde são analisados e tratados. A transmissão da informação é efetuada através de uma rede privada virtual (VPDN - Virtual Dialup Private Network).
2007 | Portugal
SMS Dador
Promover a doação de sangue através do uso de SMS foi o objetivo do Protocolo assinado entre a Fundação Vodafone em Portugal e o Instituto Português do Sangue. Através deste programa, dadores registados na Base de Dados do Instituto Português do Sangue eram notificados, via SMS, da presença de uma brigada de recolha de sangue na sua área de residência.
O apoio da Fundação Vodafone em Portugal traduziu-se no financiamento de todas as comunicações SMS do Instituto Português do Sangue para os seus dadores, bem como da aplicação que suporta a ligação da Base de Dados de Dadores a qualquer rede móvel nacional.
2007 | Portugal
Melhoria do Equipamento de Centros de Formação em Tecnologias da Informação
A Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) contou com o apoio da Fundação Vodafone em Portugal para um projeto de melhoria do equipamento dos seus centros. Através de um acordo estabelecido pelas duas entidades, em novembro de 2007, foram equipados quatro Centros de Formação em Tecnologias da Informação da ACAPO, localizados em Lisboa, Porto, Coimbra e Braga.
2008 | Portugal
Monitorização Remota de Epilepsia Pediátrica
A Fundação Vodafone e o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental desenvolveram um sistema de Monitorização Remota de Epilepsia Pediátrica, com o objetivo de aumentar o número e a capacidade de sucesso das intervenções cirúrgicas em crianças com epilepsia. Até fevereiro de 2009, o número de doentes monitorizados aumentou em 64%, em relação aos 12 meses anteriores. Em 2014, foi lançada uma nova versão do sistema que passou a permitir a visualização remota e em tempo real de dados de pacientes de epilepsia pediátrica, no Hospital São Francisco Xavier.
2009 | Portugal
TELEMOLD
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos doentes com insuficiência respiratória, medicados com oxigenoterapia de longa duração domiciliária (OLD), a Fundação Vodafone em Portugal lançou em parceria com o Serviço de Pneumologia do Hospital Pulido Valente o programa TELEMOLD.
2009 | Portugal
Belém-Trancão
A Fundação Vodafone em Portugal e a Câmara Municipal de Loures promoveram a iniciativa "Nós Pedalamos" com o objetivo de sensibilizar os municípios para a importância da criação de uma rede de Corredores Verdes ou Ciclovias para a Área Metropolitana de Lisboa que proporcionem aos cidadãos uma alternativa às deslocações em transporte individual.
2010 | Portugal
Geração Net Sénior
A Fundação Vodafone em Portugal, em parceria com Municípios e Organizações Não-Governamentais, desenvolveu e tem vindo a dinamizar o programa de formação em novas tecnologias para seniores, Geração Net Sénior.
Este programa pretende combater a infoexclusão, reduzir o isolamento, simplificar o dia-a-dia e eliminar potenciais barreiras que este grupo de pessoas possa ter.
2010 | Portugal
NATAL + VERDE
Com o objetivo de contribuir para uma maior sensibilização sobre a necessidade de preservar a natureza, os filhos dos Colaboradores da Vodafone Portugal participaram na gravação de 10 histórias com mensagens ecológicas que passaram na SIC, em dezembro de 2010.
No âmbito desta iniciativa, foram ainda produzidos um livro e um CD, com a narração das histórias.
2010 | Portugal
Biblioteca Particular de Fernando Pessoa Online
A Fundação Vodafone e a Casa Fernando Pessoa juntaram-se para tornar acessíveis aos leitores, em que qualquer parte do mundo, as obras que antes estavam circunscritas à Casa Fernando Pessoa e que ascendem a mais de 1 140 volumes. Com a digitalização da totalidade do espólio do escritor, tornou-se possível a consulta dos mesmos através da internet.
2010 | Portugal
Programa “Livro Acessível”
A Fundação Vodafone apoiou a produção do 3º livro da coleção “4 leituras”, editado pela CERCICA (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais), que se encontra em formato acessível a crianças com necessidades educativas especiais. Foram produzidos 5000 exemplares.
2011 | Portugal
World of Difference
Este foi um programa inovador cujo objetivo consistia em financiar a colocação de profissionais qualificados junto de instituições de solidariedade social, mediante candidatura.
No âmbito do programa, foram colocados 15 recursos humanos e abrangidas 12 Instituições, em Portugal. Este programa foi implementado em 20 países e permitiu a colocação de mais de 1500 pessoas.
2012 | Portugal
App Praia em Directo – Praia Saudável
No âmbito do programa Praia Saudável, foi lançada a App Praia em Directo que disponibiliza um conjunto vasto de informação útil para 196 zonas balneares, recolhida através de estações de monitorização e equipamentos instalados nas zonas balneares costeiras e interiores, bem como de fontes oficiais credíveis.
Através desta aplicação, o utilizador tem acesso a informações como o índice de ocupação, condições meteorológicas, temperatura da água, segurança e acessibilidade das zonas balneares, entre outras.
2012 | Portugal
App Future Driver
Com o objetivo de contribuir para o combate à sinistralidade na estrada, a Fundação Vodafone lançou a aplicação Future Driver. Esta disponibilizava um simulador de exames teóricos de condução sobre o Código da Estrada, recomendações sobre eco–condução e sobre telemóvel e condução, entre outros temas.
2012 | Portugal
Math Survivor
Este programa, que consiste num jogo online, resultou de uma parceria entre a Fundação Vodafone em Portugal, a Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social e a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cristelo.
Através deste jogo, era possível testar, de forma lúdica, os conhecimentos dos alunos e acompanhar a evolução dos mesmos. Para além disso, e dado que o jogo estava disponível para acesso na Internet, era possível jogar fora das aulas, assim como partilhar informação entre professores e pais.
2012 | Portugal
CRONOS
Em parceria com a CERCICA (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais), foi criado um Centro de formação em Tecnologias de Informação e Comunicações para pessoas com deficiência no Concelho de Cascais.
2012 | Portugal
Manuais Daisy
A Fundação Vodafone e a Direção-Geral da Educação lançaram um programa de incentivo à criação de audiolivros nas escolas, destinado a alunos do 5.º ao 12.º ano de escolaridade com necessidades educativas especiais. Neste programa, foram concebidos compêndios digitais que utilizam o formato multimédia Daisy com o programa de leitura de livros falados, EaseReader, permitindo não só a audição do texto através da placa de som do computador, como, aos alunos com baixa visão, a sua leitura em caracteres ampliados.
Dos audiolivros produzidos, destacam-se manuais escolares das disciplinas de História, Ciências Naturais, Tecnologias da Informação, e obras como ‘Os Lusíadas’, ‘Os Maias’ e ‘Viagens na Minha Terra’.
2013 | Portugal
Monitorização da Diabetes
Em parceria com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), a Fundação Vodafone desenvolveu um sistema de Acompanhamento e Monitorização de Pessoas com Diabetes, para monitorizar doentes com terapia de bombas de insulina e responder a dúvidas dos utentes da APDP.
O sistema permite ao corpo clínico a monitorização, a partir de qualquer local, através da web e de modo contínuo, dos parâmetros fornecidos pelo utente; consultar o histórico das terapêuticas aplicadas a cada utente e definir notificações e alarmes para utentes, médicos e enfermeiros via e-mail ou SMS.
2013 | Portugal
Plataforma “Dador.pt”
Desenvolvida de raiz pela Fundação Vodafone em Portugal, em parceria com o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), a plataforma "Dador.pt", disponível para Android, iOS e versão web, foi desenvolvida para fornecer informações sobre o estado da reserva do Instituto Português do Sangue, os grupos sanguíneos mais procurados em cada momento e os locais mais próximos para a dádiva.
2013 | Portugal
App Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
No decorrer do apoio que a Fundação Vodafone em Portugal garantiu ao programa Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, foi lançada a aplicação Ciberdúvidas para sistemas operativos iOS e Android. Esta aplicação, financiada e desenvolvida pela Fundação Vodafone em Portugal, integrava os conteúdos disponibilizados pelo website www.ciberduvidas.pt, espaço de referência no bom uso da língua portuguesa.
2014 | Portugal
Verão de Campeão – Praia Saudável
Lançada em 2014, esta iniciativa realiza-se durante a época balnear, e consiste no desenvolvimento de ações de sensibilização, no âmbito do programa Praia Saudável, promovido pela Fundação Vodafone em Portugal, com o objetivo de alertar os frequentadores das praias, e em particular as crianças, para temas como a acessibilidade, a segurança e a gestão ambiental nas zonas balneares, tendo já abrangido 300.000 jovens.
2015 | Portugal
Smartmountain Village
A Fundação Vodafone, em colaboração com a Câmara Municipal de Seia, lançou um projeto-piloto com o objetivo de instalar soluções tecnológicas na aldeia do Sabugueiro que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da Comunidade, e que possam funcionar como alavanca para a melhoria do desempenho ambiental e desenvolvimento económico deste espaço rural, uma das nove aldeias de montanha.
2015 | Portugal
Sala Snoezelen
A Fundação Vodafone em Portugal e a Fundação Irene Rolo, instituição que apoia pessoas com deficiência e incapacidades, de diferentes grupos etários, desenvolveram e equiparam uma sala de terapia multissensorial Snoezelen. Esta sala permite que os utentes da Fundação Irene Rolo, assim como de outras Instituições do concelho de Tavira com as quais esta entidade possua, ou venha a celebrar, protocolos, possam usufruir de sessões de terapia devidamente acompanhados por técnicos especialistas.
2015 | Portugal
Design the Future
A Fundação Vodafone e a Associação Better Future desenvolveram uma plataforma online que tinha como objetivo difundir o conhecimento e promover a literacia dos jovens ao nível das suas opções formativas, de forma a permitir uma escolha académica mais orientada aos seus gostos e aptidões.
2016 | Portugal
SmartReab
O Sistema SmartReab foi desenvolvido pela Fundação Vodafone em Portugal, em parceria com o Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte. Atualmente, este permite prolongar a monitorização da atividade física dos doentes para lá do ambiente hospitalar, acompanhando e incentivando com segurança o doente a manter-se ativo no seu ambiente domiciliário e na comunidade em que se insere.
2016 | Portugal
SmartFarmer
A Fundação Vodafone e a Oikos, uma ONGD portuguesa, desenvolveram uma plataforma digital inovadora com vista o desenvolvimento rural e crescimento económico local e que tem como objetivo potenciar os circuitos agroalimentares e mercados de proximidade.
Este programa propõe-se reduzir o desperdício alimentar na produção e favorecer a agricultura familiar e a economia rural portuguesa.
2017 | Portugal
Circuitos Ciência Viva
A Fundação Vodafone e a Ciência Viva- Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica lançaram um programa de turismo de conhecimento educativo, que desafia a conhecer Portugal através das áreas da Ciência e da Cultura. Em família ou com amigos, são mais de 200 etapas para explorar em todo o país, com os Centros Ciência Viva como ponto de partida.
Este promove o empreendedorismo regional, permitindo disseminar o valor do património material e imaterial português, nas vertentes científicas, tecnológicas e culturais, e contribuindo para uma democratização do acesso ao conhecimento e para a promoção da cultura científica através do turismo de conhecimento.
2017 | Portugal
App ISEG
Em janeiro de 2017, a Fundação Vodafone em Portugal e o ISEG lançaram uma aplicação gratuita que promove a comunicação em tempo real e encurta a distância entre os alunos, o corpo docente e os serviços administrativos da escola.
Disponível para iOS e Android, esta aplicação bilingue pretende contribuir para potenciar e valorizar a relação e aproximação dos alunos com a escola, facilitar a integração dos novos alunos, designadamente alunos estrangeiros, e otimizar os fluxos de comunicação.
2018 | Portugal
TUR4All
A Accessible Portugal, com o apoio da Fundação Vodafone em Portugal, do Turismo de Portugal, lançou a primeira plataforma online, TUR4All Portugal, exclusivamente dedicada ao turismo acessível. Trata-se de uma plataforma que disponibiliza informação sobre as condições de acessibilidade nos diversos recursos turísticos como hotéis, museus, transportes (adaptados), restaurantes com casas de banho adaptadas ou ementas em braille, entre outras situações.
2018 | Portugal
SaúdeAgora
A Santa Casa da Misericórdia do Porto e a Fundação Vodafone desenvolveram uma plataforma de gestão de IoT, através da qual as casas dos pacientes são dotadas de inteligência com capacidade para recolher dados, interpretar padrões, alertar e comunicar. Desta forma, é possível promover o controlo de doenças crónicas, prevenir e monitorizar doenças, disponibilizar cuidados, apoio social, atividades de lazer e entretenimento, entre outros.
2018 | Portugal
Robotic Challenge – Açores
A Fundação Vodafone transportou o universo da robótica até quatro instituições nos Açores. Durante uma semana, cerca de 100 crianças, entre os 10 e os 14 anos, puderam interagir, de forma lúdica, com robôs e novas tecnologias, adquirindo as noções básicas da sua estrutura e funcionamento, podendo posteriormente desenvolver novas funcionalidades, jogos ou outros robôs.
2019 | Portugal
WasteApp
A Fundação Vodafone em Portugal, em parceria com a Quercus, lançou uma plataforma digital para ajudar todos os Portugueses a separar corretamente o lixo produzido em casa e a encontrar o destino adequado para os bens que pretendem deitar fora. Nesta aplicação ou website, podemos encontrar resposta para o destino de cerca de 50 tipologias de resíduos diferentes e, desta forma, contribuir ativamente para o aumento das taxas de reciclagem em Portugal.
2019 | Portugal
Sistema de Alarmística de Suporte ao Registo Português de Transplantação
Este Sistema, desenvolvido pela Fundação Vodafone em Portugal, consiste numa App que permite às equipas médico-cirúrgicas e laboratoriais envolvidas no processo de transplantação receberem, em tempo real, alertas sobre a evolução temporal do processo de transplantação. Para além disso, os médicos assistentes com doentes em lista ativa para transplantação também serão informados sobre a evolução dos processos de transplantação registados no Registo Português de Transplantação.
2020 | Portugal
E Se Fosse Outra Cor?
Em fevereiro, a Associação para o Planeamento da Família, com o apoio da Fundação Vodafone e apoio institucional da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) criaram uma plataforma denominada “E Se Fosse Outra Cor”, dirigida a crianças a partir do 2º ciclo, às famílias e docentes. Esta plataforma foi criada em formato website e app, disponível para os sistemas operativos Android e iOS, e tem como principal objetivo fomentar a literacia quanto à igualdade de género e orientação sexual.
2020 | Portugal
DreamLab
Em abril, a Fundação Vodafone lançou a aplicação DreamLab, uma App que permite a todos os portugueses ajudarem os cientistas do Imperial College London a acelerar a investigação sobre o tratamento da COVID-19. Esta aplicação móvel gratuita junta inteligência artificial e o poder de processamento dos smartphones, criando um supercomputador virtual com capacidade para analisar milhões de dados, enquanto estamos a dormir.
2020 | Portugal
Campanha “A segurança é a sua praia”
Na época balnear de 2020, a Fundação Vodafone em Portugal lançou a campanha de comunicação “A Segurança é a sua praia”, no âmbito do programa Praia Saudável, que visa informar e sensibilizar a população em geral sobre as novas práticas que devem adotar na sua rotina de ida à praia, no contexto de pandemia de COVID-19.
Esta campanha reforça ainda a comunicação e promoção das boas práticas a adotar neste espaço, ao nível da segurança balnear e ambiental.
2020 | Portugal
App Praia em Directo – Ocupação da Praia
A App Praia em Directo foi adaptada, tendo sido introduzidas novas funcionalidades, importantes tendo em conta a pandemia de COVID-19, ao nível da disponibilização de informação em tempo real sobre a densidade de Pessoas nas zonas balneares, nomeadamente: o Índice de Ocupação da Praia (disponível em 80 praias) e o Índice de Afluência ao Areal e Área Envolvente (disponível em mais de 190 praias).
2020 | Portugal
Linha 3060
Em coordenação com o Governo, a Fundação Vodafone em Portugal criou uma linha de apoio com o número 3060 que permite o envio de mensagens de texto rápidas (SMS) pelas vítimas que queiram pedir ajuda. Este mecanismo, disponível desde é gratuito, está disponível 24 horas por dia, e garante a confidencialidade.
A Linha 3060, integralmente financiada pela Fundação Vodafone em Portugal no âmbito do seu plano de diversidade e inclusão, permite que os serviços da CIG possam ter um canal alternativo de comunicação entre as vítimas e os técnicos responsáveis.
2020 | Portugal
Resposta à COVID-19
Para reforçar a resposta às necessidades decorrentes da pandemia da COVID-19, a Fundação Vodafone em Portugal, em estreita articulação com as entidades parceiras, tem vindo a promover a atribuição, a aquisição e a doação de equipamentos especializados, os quais têm como finalidade apoiar as áreas que mais direta ou indiretamente têm vindo a ser impactadas pela calamidade que estamos a viver.
Neste âmbito, a Fundação Vodafone:
- Reforçou a capacidade de rede junto a Hospitais, Forças de Segurança e outras Instituições diretamente envolvidas na resposta à pandemia de COVID-19;
- Forneceu apoio nos serviços de comunicação em Unidades Hoteleiras que graciosamente acolhem profissionais de saúde;
- Ofereceu as comunicações a profissionais de saúde que se encontravam na linha da frente no combate à COVID-19;
- Doou equipamentos de saúde, nomeadamente ecógrafos, a Unidades de Cuidados Intensivos, e câmaras de vigilância a mais de 10 Hospitais, permitindo que os profissionais de saúde possam, de forma remota e contínua, monitorizar o estado dos pacientes infetados com COVID-19.
2020 | Portugal
App Bright Sky
A Fundação Vodafone e a Associação para o Planeamento da Família (APF) lançaram a Aplicação Bright Sky em Portugal, com o apoio da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG). Esta tem como principal objetivo atuar junto de dois públicos-alvo relevantes para minimizar o impacto da violência doméstica na Sociedade portuguesa: o público em geral, através da sensibilização para os temas e contornos relacionados com esta problemática, e a disponibilização de informação útil direcionada especificamente para as pessoas vítimas de violência doméstica.
2021 | Portugal
DigitALL
A Fundação Vodafone em Portugal lançou o DigitALL, um programa de Educação que utiliza as novas tecnologias como um meio de desenvolvimento das competências digitais das crianças dos 1º e 2º ciclos, promovendo uma aprendizagem colaborativa, experiencial e interativa, baseada na exploração e execução de projetos.
Este programa tem uma vertente escolar, pretendendo ser um aliado dos professores e alunos ao nível da oferta complementar de escola.
O DigitALL tem ainda várias as atividades que as crianças podem descobrir em casa, individualmente ou com a família e amigos, através da plataforma DigitALL, reforçando a necessidade de autoaprendizagem.