Skip to content

Vodafone Stories

Talento jovem desafia tecnologia

Carreiras de futuro para uma nova geração

No mundo Vodafone, o futuro não espera - é moldado todos os dias. Para jovens estudantes universitários à procura de uma carreira desafiante, o Programa Vodafone Early Careers é o ponto de partida perfeito para realizar as suas expetativas.

Miguel Pato, aluno de mestrado, concilia os estudos com o seu trabalho como trainee na área de projetos da equipa de Cibersegurança na Vodafone. Recentemente, viu o seu contrato renovado mais seis meses, significando isso que vai continuar a sua jornada de aprendizagem. “Sinto que aprendi imenso. Sinto que, como pessoa fui crescendo. E, crescendo como pessoa vou também crescendo como profissional, que era o que eu queria nesta experiência”, conta.

Miguel é um dos participantes no Programa Vodafone Early Careers, que recruta quase 90 jovens por ano, com o objetivo de crescer e de se renovar enquanto Empresa, beneficiando da energia e conhecimento de quem recentemente terminou a sua formação, traz novas ideias e quer estar na vanguarda da inovação. 

Contacto de alunos com trainees, graduates e profissionais ajuda a identificar oportunidades de carreira.

Todos os anos, dezenas de estudantes conhecem por dentro a realidade Vodafone, como os alunos do Instituto Superior Técnico (IST) a quem abrimos as portas para contactarem de perto com os locais e as pessoas que constroem inovação ao serviço dos clientes com tecnologia e paixão.
 

Conhecer no terreno – e no laboratório

Foi isso que levou Raquel Rodrigues, aluna do 2.º ano de Engenharia Informática e de Computadores, a participar na visita: perceber quem são as pessoas que aqui trabalham e quais os projetos que estão a ser desenvolvidos. “O meu curso é muito vasto e por isso há muito onde eu possa entrar. As minhas ideias principais são tudo o que esteja ligado a Ciência de Dados, Big Data”, afirma.

No mesmo curso, mas já no 3.º ano, Bernardo Sousa destaca a possibilidade de estas visitas permitirem ver as coisas acontecer não só no terreno, como no laboratório: “A Vodafone leva de forma muito prática os testes e tentar perceber como é que as coisas funcionam”.

Este é um dos motivos que leva os jovens a quererem entrar no mercado de trabalho pela porta da Vodafone. Trata-se de uma oportunidade única, que vale a pena abraçar, como resume Afonso Santos, do 2.º ano de Engenharia Informática e de Computadores: “É uma empresa muito versátil que me pode levar longe e acho que isso é algo que eu gostava de fazer, crescer com a empresa e crescer por mim próprio”.
 

Trabalhar hoje na tecnologia do amanhã

“Uma empresa que se preocupa com a formação e com o bem-estar de cada um”, é como Diana Caiado, Manager de Mobile Access na Vodafone Portugal, define a Empresa. Uma multinacional tecnológica e desafiadora, que dá espaço e meios aos seus Colaboradores para crescerem e desempenharem funções que fazem face às necessidades que o futuro acarreta. Em especial nas áreas de Big Data, Cibersegurança ou Inteligência Artificial, que têm tido grande procura por parte de jovens que estão a terminar a sua formação académica. 

Do 2G ao 5G, estudantes conhecem por dentro a forma como a Vodafone conecta todos os dias milhões de Clientes no País.

Se há algo que Miguel, Raquel, Afonso e Bernardo têm em comum, além da ambição de enveredar por estas profissões de futuro, é a vontade de colocar mãos à obra e o compromisso com o crescimento, algo que não falta na Vodafone. Das quase 190 pessoas recrutadas nos últimos dois anos no âmbito deste programa, cerca de 40% vieram a integrar os quadros. “Venham, porque estamos cá para vos receber”, diz Diana Caiado de braços abertos, representando assim a cultura do que é fazer parte da Vodafone.  

Sabia que...

A Vodafone afirma-se como leading digital champion. A adesão de perfis mais tecnológicos e digitais ao programa de recrutamento Vodafone Early Careers é prova disso.

Em 2023, mais de metade dos recrutamentos ocorreram nas áreas de tech. 

As candidaturas para estágios de seis meses a um ano, bem como para o programa de Graduates, estão abertas o ano inteiro. Os estágios de verão, com duração de um a três meses, abrem vagas em abril.

Todos os estagiários recebem uma bolsa e os participantes do programa Graduates têm a oportunidade de integrar os quadros da empresa.