Floresta + Verde
Prevenção, deteção e combate a fogos florestais na região de Leiria, Santarém e Castelo Branco.
O projeto teve início em 2004, quando a Fundação Vodafone Portugal implementou em Leiria um programa pioneiro de prevenção, deteção e combate a fogos florestais com recurso a tecnologias. O sucesso desta iniciativa ditou o seu alargamento aos distritos de Santarém e de Castelo Branco, adotando-se o nome de Floresta + Verde.
Contando com um vasto leque de Parceiros, onde se incluem os Governos Civis das regiões abrangidas, o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil e a Direcção-Geral de Recursos Florestais, o projeto representou um investimento de mais de 825 mil euros no espaço de três anos, que se materializou na oferta de diversos equipamentos de prevenção e deteção de incêndios.
No lote de equipamentos estavam incluídas quatro aeronaves, nove viaturas de combate a incêndios, uma aplicação de gestão de meios e equipamentos de geolocalização comunicações móveis instalado nas aeronaves e em mais de 100 viaturas, entre os quais carros de bombeiros e veículos de Comando e Comunicações. Faziam ainda parte dos equipamentos os dispositivos de localização individuais, essenciais para a articulação dos vários meios e para a tomada de decisão em tempo real.
